quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS LANÇA PRIMEIRA CULTIVAR DE SOJA E REALIZA FEITO INÉDITO PARA A REGIÃO


Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizam, desde 2011, estudos relacionados ao Programa de Melhoramento Genético da Soja, e lançam agora a sua primeira cultivar: a UFLA 6301 RR, algo inédito para a instituição e região. A nova cultivar possibilitará aos produtores a realização da segunda safra, "safrinha", por associar além da produtividade e estabilidade fenotípica, um ciclo precoce, com média de 120 dias.

“Esse é um feito inédito para a região, bem como para a UFLA, pois os resultados advindos possibilitam compartilhar novos conhecimentos relacionados às ciências agrárias por meio de pesquisas de grande impacto e formar recursos humanos por meio dos programas de graduação e pós-graduação”, explica o coordenador do projeto, professor Adriano Bruzi da Escola de Ciências Agrárias (ESAL) da UFLA. 

Para Bruzi o que mais lhe instiga no melhoramento é a possibilidade de associar a ciência e a arte para o desenvolvimento de novas cultivares que atendam as demandas dos produtores rurais propiciando desenvolvimento agrícola sustentável e a expansão do agronegócio no País. 

Também fazem parte da pesquisa estudantes da graduação do curso de Agronomia da UFLA e dos núcleos estudo G-Soja e do Pesquisa Soja; discentes da pós-graduação dos cursos de Agronomia/Fitotecnia e Genética e Melhoramento de Plantas; servidores técnicos e terceirizados dos setores de Grandes Culturas do Departamento de Agricultura (DAG) e Genética e Melhoramento de Plantas do Departamento de Biologia (DBI).

O processo de obtenção cultivares da soja se deu pela obtenção da população base do programa de seleção recorrente iniciou na safra 2011/2012 e posteriormente a população segregante foi avançada até a geração S0. Em seguida, as progênies foram avaliadas, sendo selecionadas as melhores quanto a produtividade e precocidade. Nos anos de 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020 as melhores linhagens foram avaliadas em Lavras, Ijaci, Nazareno e Inconfidentes. Sendo comparado com as melhores cultivares comerciais da região.

Bruzi explica que o experimento é chamado de Valor de Cultivo e Uso (VCU), uma exigência do Ministério da Agricultura para o registro de novas cultivares. A linhagem 10 se destacou dentre as demais, sendo recomendada para a região devido ao elevado potencial produtivo, precocidade, estabilidade fenotípica e resistência ao glifosato.

Programa de Melhoramento Genético da Soja
O Programa de Melhoramento Genético da Soja tem como missão qualificar recursos humanos para atuação em pesquisa, extensão, gestão e docência na área de melhoramento de plantas bem como manejo e produção de soja, fornecendo subsídios para um desenvolvimento agrícola sustentável e para a expansão do agronegócio no País.

Além disso, tem por objetivos gerais propor de forma competente a resolução de problemas técnico-científicos e contribuir para o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos inovadores e ambientalmente compatíveis.

Origem da soja
A soja, uma cultura tão importante na alimentação e na economia brasileira, tem a China como o seu centro de origem. A primeira referência de plantio experimental no Brasil data em 1882, por meio da introdução de genótipos na Bahia.

Inicialmente, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram modificações genética no grão da soja com o objetivo de torná-la um produto adaptável ao solo brasileiro. Hoje, o País é o maior produtor da cultura.

do Portal da Ciência UFLA

Nenhum comentário: