Pular para o conteúdo principal

AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE SÃO DESENVOLVIDAS NA SEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS


Com o objetivo de desenvolver atividades relacionadas a sustentabilidade, o programa “Semeando Ideias”, contemplado no Edital Probext 01-2020, está sendo implantado na Sede da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no espaço atrás do prédio L. A expectativa é que o local se torne um grande conversor de atividades e eventos ambientais, sociais, acadêmicos, extensionistas e culturais.

Proposto e coordenado pelo professor visitante do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), Dalmo Arantes de Barros, o programa visa a inclusão de discentes de diferentes cursos de graduação no desenvolvimento de ações relacionadas a melhoria da qualidade de vida a partir de iniciativas pautadas na educação ambiental, no desenvolvimento sustentável e nos conceitos agroecológicos. 


“Vamos trabalhar em parceria com entidades do 3º setor, comunidade e grupos em situação de vulnerabilidade, visando a mobilização e a conscientização ambiental. E a partir da temática principal, diversas abordagens serão utilizadas, tais como: a educação inclusiva, bem-estar, qualidade alimentar e de vida, água e saneamento, conservação do solo, produção orgânica, agroecologia, inclusão social, entre outras”, informou o docente.

De acordo com as informações da proposta do programa, as atividades desenvolvidas serão agrupadas em três núcleos, a saber: Núcleo das Ciências da Terra (NCT), Núcleo de Sustentabilidade (NUS) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEAMB). 

O primeiro, NCT, engloba atividades relacionadas a agroecologia, tais como horticultura, cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s), espécies medicinais, condimentares, aromáticas e frutíferas arbustivas. 

O segundo, NUS, contempla atividades de reaproveitamento de resíduos orgânicos por meio da compostagem e minhocário, bem como a organização do curso de Bioconstrução, que abrangerá oficinas de Adobe, bambu e solo cimento. Por último, o NEAMB envolve as capacitações, atividades de ensino, divulgação e orientação dos projetos.

Para simbolizar o compromisso da universidade com a preservação ambiental e a sustentabilidade, foi realizada uma cerimônia com os participantes do programa e gestores da instituição, incluindo o reitor, professor Sandro Amadeu Cerveira, no dia 16/12, para plantio de uma muda de Oliveira. 

Segundo o professor Dalmo, na Grécia antiga, a Oliveira era respeitada como sagrada, carregando significados como paz, sabedoria, abundância e glória dos povos. “A bela árvore era um símbolo frequente em diversas tradições religiosas, além das místicas, culturais, medicinais e gastronômicas, mostrando a ampla importância da Oliveira”, disse.

Vale mencionar que, devido ao tamanho da área, a equipe do programa está aberta a contribuições de toda a comunidade para ampliar as ações e incentivar novos projetos para o local. 

O grupo também possui a demanda de voluntários para integrar a equipe dos projetos e sementes, mudas ou propágulos de plantas especiais, tais como temperos, condimentos, ervas medicinais e aromáticas, frutíferas arbustivas ou herbáceas, ornamentais, PANC’s, FANC’s, entre outras.

Os interessados em colaborar com o programa podem entrar em contato com o professor Dalmo, por meio do e-mail dalmo.barros@unifal-mg.edu.br ou enviar mensagem para o perfil do programa no Instagram.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...