Pular para o conteúdo principal

IP MINAS OBTÉM R$15,5 MILHÕES EM RECURSOS VIA BDMG

Concessionária tem contrato na modalidade PPP com a Prefeitura de Ribeirão das Neves
Modernização do Bairro Savassi, em Ribeirão das Neves

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) viabilizou financiamento de R$ 15,5 milhões com recursos originados pelo Banco Europeu de Investimentos para a IP Minas, concessionária que tem contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A primeira de quatro parcelas foi liberada neste mês de janeiro de 2021. Esta é a primeira operação do tipo realizada pelo BDMG, e que servirá de modelo para outros projetos.

Conforme João Paulo Barbosa Moreira, gerente de negócios do BDMG, trata-se de uma linha muito recente. 

“Começamos a operar com essa linha em 2020, para fomentar ações de sustentabilidade, incluindo a eficiência energética”, explica. O processo é bastante rígido e durou cerca de oito meses, sendo que todos requisitos foram atendidos. 

“A IP Minas foi muito bem avaliada, assim como as empresas que compõem a concessionária”, completa.

Moreira destaca que o processo incluiu análise de aspectos ambientais, como a destinação correta dos resíduos gerados durante a atuação dessas empresas, assim como resultados de economia aos cofres públicos, resultantes da implantação de um sistema energético mais eficiente. “Foi uma experiência muito importante e positiva. Agora esperamos replicar esse modelo construído junto à IP Minas para outros municípios de Minas Gerais”, destaca Moreira.

Durante todo o processo, a IP Minas contou com assessoria de Project Finance do Banco do Brasil de Investimentos. Formada pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, a IP Minas iniciou operação em dezembro de 2019. O contrato é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.

Para o gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, a liberação desse recurso evidencia a solidez da atuação da concessionária. Inclusive, destaca que o Parque de Iluminação pública de Ribeirão das Neves é composto atualmente por 27.231 unidades de iluminação pública, sendo que houve atuação em 19.114 pontos nesse primeiro ano de trabalho (16/12/2019 a 15/12/2020). 

“Isso significa que foi realizada interverão no equivalente a 70% dos pontos”, salienta Grancer. Ainda, a taxa de falha foi reduzida de 15,30% em dezembro de 2019 para 2,70% em dezembro de 2020, o que significa melhoria de 82% na prestação do serviço.

Trabalho realizado serve de exemplo
O trabalho realizado tem chamando atenção. Em janeiro, uma comitiva da administração pública de São João Del-Rei, nas Vertentes, visitou a concessionária. Em dezembro, a doutoranda Thais Nassaif esteve na IP Minas. Com experiência em planejamento urbano, graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo, atualmente dedica-se ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG. O foco da sua pesquisa é a difusão de PPPs em nível municipal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Representantes do município de Divinópoli, no Centro-Oeste do Estado e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) do Mato Grosso também visitam a IP Minas, assim como o embaixador da República da África do Sul no Brasil, Joseph Mashimbye, que conheceu as instalações no ano passado.

Durante as visitas, acompanhadas pelo gerente Grancer, foram apresentados o Centro de Controle Operacional (CCO), onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública, e o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...