Pular para o conteúdo principal

LABCOVID/UFLA REALIZA TESTES PARA DIAGNÓSTICO DE COVID-19 EM AÇÃO NO LAR ESPERANÇA E VIDA


Para garantir o diagnóstico rápido e eficiente da Covid-19, desde a criação do LabCovid, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a prefeitura do município, vem realizando a testagem de indivíduos sintomáticos e assintomáticos. 

Na na última quarta-feira, 6, testou pacientes com câncer, funcionários e voluntários da instituição Lar Esperança e Vida, localizada no bairro Nova Era 2. As amostras coletadas com swab nasal para a realização de exames tipo RT-PCR serão analisadas no LabCovid, laboratório com tecnologia de última geração da Universidade. A previsão é que os resultados estejam prontos até sábado (9/1).

Essa etapa de testagem priorizou pacientes, voluntários e funcionários de uma instituição que assiste pessoas com câncer, um dos principais grupos de risco do coronavírus. A pró-reitora de pesquisa e coordenadora do LabCovid, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, explica que a ação teve a intenção de identificar a presença do vírus em pessoas infectadas, mas sem sintomas da doença. 

“O importante neste momento é garantir diagnóstico precoce, que é uma das formas mais eficientes de se evitar a circulação do vírus na população. Além disso, ele é fundamental para se conseguir isolar principalmente pessoas assintomáticas, que, sem suspeita clínica da infecção, podem circular entre os pacientes oncológicos”, esclarece. Caso o resultado do teste seja positivo, os profissionais da saúde orientam o isolamento da pessoa infectada por 14 dias ou mais. 

Rosilane Aparecida Oliveira, 40 anos, é uma das assistidas da casa de apoio Lar Esperança e Vida, que passou pelo exame. “O teste é muito importante para nós, pacientes oncológicos, tanto para quem já fez ou ainda faz tratamento, por causa da nossa baixa imunidade”, defende.

O sistema imunológico dos pacientes com câncer é uma grande preocupação em tempos de coronavírus. Sem medicamentos ou vacinas para proteger o organismo do vírus, a resposta imune de quem tem câncer se torna ainda mais vulnerável à Covid-19. 

“É fundamental termos a certeza da ausência de infectados dentro da instituição, para que possamos continuar os nossos trabalhos com mais segurança durante a pandemia. Já havíamos feito teste rápido e não tinha nenhum infectado, mas, como desde então pode haver pessoas assintomáticas, agradecemos o esforço da UFLA e da prefeitura”, afirma a fundadora e presidente do Lar Esperança e Vida, Dalvany Divina da Silva. Há 18 anos, a instituição sem fins lucrativos oferece suporte ao portador de câncer, desde o diagnóstico da doença.

A presidente da instituição enfatiza a importância da parceria com a Universidade. “Há anos mantemos relacionamento com a UFLA, recebemos muito apoio de excelência e acolhemos, com honra, os seus estagiários. É uma via de mão dupla na luta contra o câncer”, agradece.

A ação contou com a participação de voluntários, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos da UFLA. A equipe contou com o médico José Cherem, Alexandra Fernandes, Pedro Augusto Luciano, Denise Rocha, Dirceu Melo, Mariana Torquete, Kátia Oliveira, Pedro Henrique de Castro e Ingrid Alvarenga.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.