Pular para o conteúdo principal

NAZARENO VAI LEVAR INTERNET GRATUITA AOS ALUNOS DA ZONA RURAL


O ano começou e a Prefeitura de Nazareno e a Câmara Municipal de Vereadores deram início às suas atividades. A pedido do prefeito, em caráter de urgência, foi realizada no último dia 5, a primeira reunião extraordinária da nova Câmara de Vereadores de Nazareno. O objetivo era a aprovação de dois projetos de Lei de extrema importância para o município.

Em cumprimento a um dos pontos do Plano de Governo Municipal 2021-2024, que trata da implantação do Programa “Campo Digital” e disponibilização de rede Wi-Fi livre nos povoados, o prefeito elaborou o Projeto de Lei nº 002/2021 e apresentou o mesmo à Câmara Municipal, com pedido de urgência. A Câmara prontamente marcou a reunião, apreciou, discutiu e aprovou o Projeto de Lei, que deu origem à Lei nº 1.920, sancionada pelo prefeito no dia 6 de janeiro.

Além de implantar o ‘Programa Campo Digital’ e disponibilizar rede Wi-Fi nos povoados, a administração foi além, está garantindo o acesso à internet tanto na Zona Rural quanto Urbana. Serão disponibilizados links de internet gratuitamente no Coqueiros, Canjica, Taquaral, Palmital, Jaguara, Bairro Santa Mônica, Cachoeirinha, Estação de Nazareno, Praça do Rosário, Bairro Bela Vista (próximo à COPASA), Praça Nossa Senhora de Nazaré, Bairro Nossa Senhora de Nazaré (próximo ao PSF Padre Francisco de Andrade), Praça Doutor Freitas de Carvalho (próximo ao Maria de Barro), e Praça São Sebastião.

"Isso possibilitará acesso gratuito a todos os alunos e professores da rede pública de ensino, gerando igualdade nas condições de aprendizado, pois boa parte das famílias possuem limitação financeira e de acesso à internet, dificultando o sucesso e a participação nas aulas, que devido à pandemia da COVID-19, tiveram as atividades educacionais presenciais suspensas, contudo, as aulas não foram interrompidas e a disponibilização de conteúdos ocorreu de forma digital", destaca a administração da cidade.

O sistema de ‘hotspot’ que controlará os acessos, está em conformidade com a Lei do Marco Civil da Internet (Lei Federal 12.965/2014) e com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 26 de outubro de 1998 (Lei nº 67/98), ou seja, todos os usuários deverão ser identificados.

O ‘Programa Campo Digital’ será executado pela Secretaria Municipal de Administração e supervisionado pela Secretaria Municipal de Educação, a qual previamente executará o cadastro dos beneficiários do programa, os quais receberão seu login e senha de acesso.

Os acessos serão liberados gradativamente, de acordo com a assinatura dos Termos de Responsabilidade. 

No caso dos beneficiários menores de idade, os Termos deverão ser assinados pelos pais ou responsáveis legais. Em síntese, o ‘Programa Municipal de Inclusão Digital “Campo Digital” tem como objetivo principal a inclusão de alunos e professores da rede pública de ensino, residentes no município de Nazareno, no universo da tecnologia, ampliando o acesso à pesquisa e informação.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.