Pular para o conteúdo principal

INATEL E INSTITUIÇÃO DE SÃO E PERNAMBUCO REALIZAM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA


A IronCup, competição de robótica promovida desde 2017 pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em parceria com a RoboCore, reúne todos os anos, no campus da instituição, estudantes de todo o Brasil e também de outros países, para um momento de disputa e diversão. O evento, que já se consolidou como um dos maiores do país, não poderá ser realizado presencialmente este ano, por conta da pandemia, e acontecerá de forma virtual. Para isso, o Instituto vai contar com o apoio de outras instituições de ensino que irão apoiar na organização e conduzir algumas categorias de dentro de seus campi.

A competição será dividida em seis categorias: Futebol Simulation 2D, Futebol Simulation Mini, Sumô Mini Autônomo, Sumô LEGO, Sumô Mini Remoto e Hockey Mini Remoto. As três primeiras serão conduzidas no Inatel e as demais serão conduzidas, respectivamente, no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul; na RSM Engenharia, em Mogi das Cruzes e na Facens, em Sorocaba. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também irão auxiliar na condução das batalhas.

O diretor de Pesquisa do Warthog Robotics, Adam Henrique Moreira Pinto, ressalta que a IronCup se tornou uma importante competição, com a data reservada no calendário de grandes equipes. O time, ligado ao Centro de Robótica da USP São Carlos, participou desde a primeira edição e irá auxiliar na organização do simulador e do juiz que serão utilizados na categoria Futebol Simulation Mini. “Com a confirmação de várias equipes de destaque, a expectativa é de grandes jogos e de uma competição bastante disputada e de alto nível, com o padrão de excelência mantido pela organização da IronCup em todos esses anos”, destaca.

Ao todo, estão inscritas 92 equipes, de diversos estados e também de países como Malásia, Filipinas, Índia, México, Bolívia e Equador. Para o coordenador do evento, o professor Wanderson Saldanha, a mudança para o formato virtual possibilitou um alcance muito maior da competição. “É uma tremenda satisfação dar oportunidade para nossos alunos e equipes de robótica do mundo todo mostrarem o resultado de suas pesquisas e seu esforço em uma competição. Satisfação maior ainda é poder contar com o apoio de outras instituições de ensino que vão conduzir as categorias para garantir que todos possam participar com segurança”, disse.

Priscila Luz Souza, vice-capitã da Ômegabotz, equipe de robótica da Facens de Sorocaba, diz ser um grande prazer apoiar um evento tão grande e significativo. “Somos pioneiros na categoria Mini Hockey e será muito bom utilizar a Facens para sediar a modalidade na competição. Categoria essa que dá palco para grandes emoções e rivalidades e que, de forma saudável, fomenta e estimula a robótica para todos. Esperamos ver grandes partidas e que, mesmo de forma remota, toda a adrenalina contagie pilotos e equipes a disputar pelo pódio”, enfatiza.

Para o professor Anderson Harayashiki Moreira, responsável pela equipe Kimauánisso Robotics Team, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é motivo de muito orgulho ter a oportunidade de coorganizar a IronCup 2021. “Sabemos que ações como essa ajudam a difundir a robótica e assim engajar mais jovens no desenvolvimento da ciência e tecnologia do nosso país”, conclui.

As disputas serão transmitidas ao vivo, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, a partir das 11h. Acompanhe pelo site www.inatel.br/ironcup.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho