Pular para o conteúdo principal

MAIS UM ANIMAL SILVESTRE FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA MILITAR DO MEIO AMBIENTE


Na manhã de ontem, 25, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo, no Sul de Minas, realizou o resgate e transporte de um Tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-cavalo e outros, que é um mamífero xenarto da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul, e no Brasil está na lista de animais em risco de extinção.


O tamanduá resgatado foi encontrado há uns 3 dias atrás em uma fazenda na zona rural de Candeias, e se encontrava com algumas lesões, sendo inicialmente cuidado pelos próprios moradores da fazenda, e ainda, lhe fornecendo água e alimento, bem como medicando os ferimentos, contudo devido ao estado debilitado, verificou-se a necessidade de um atendimento mais especializado.

A remoção foi realizada com todos os cuidados numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo, integrada pelos sargento Evandro, cabo Wilton e cabo Danilo, sendo encaminhado para ambulatório de animais silvestres e exóticos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde outra equipe da PM MAmb composta pelos Tinente Ludgero e cabo João Bosco já aguardavam juntamente com uma equipe da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) da UFLA coordenada pela professora Samantha Mesquita Favoreto, os quais juntos deram todo o suporte para o recebimento do animal.

Numa primeira avaliação por parte da equipe da UFLA constatou-se que o animal se encontra bem fraco, desidratado, com lesões nas patas, na orelha esquerda, e infecção de pele, sendo necessária a internação e cuidados intensivos, que o prognóstico é reservado e o quadro é grave, esperando-se que responda aos tratamentos.

Saiba que ao se deparar com espécimes nativas não deve se aproximar deles, pois, os animais mesmo que aparentemente dóceis podem se sentir ameaçados e se tornarem perigosos por ação instintiva. Afaste-se, e acione a Polícia Militar do Meio Ambiente ou outro órgão que possa dar uma resposta. Não maltrate animais, muitas das vezes eles se aproximam de áreas urbanizadas e residências a procura de alimento ou em fuga de algum perigo, como incêndios.

*Da assessoria da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.