sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

MAIS UM ANIMAL SILVESTRE FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA MILITAR DO MEIO AMBIENTE


Na manhã de ontem, 25, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo, no Sul de Minas, realizou o resgate e transporte de um Tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-cavalo e outros, que é um mamífero xenarto da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul, e no Brasil está na lista de animais em risco de extinção.


O tamanduá resgatado foi encontrado há uns 3 dias atrás em uma fazenda na zona rural de Candeias, e se encontrava com algumas lesões, sendo inicialmente cuidado pelos próprios moradores da fazenda, e ainda, lhe fornecendo água e alimento, bem como medicando os ferimentos, contudo devido ao estado debilitado, verificou-se a necessidade de um atendimento mais especializado.

A remoção foi realizada com todos os cuidados numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo, integrada pelos sargento Evandro, cabo Wilton e cabo Danilo, sendo encaminhado para ambulatório de animais silvestres e exóticos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde outra equipe da PM MAmb composta pelos Tinente Ludgero e cabo João Bosco já aguardavam juntamente com uma equipe da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) da UFLA coordenada pela professora Samantha Mesquita Favoreto, os quais juntos deram todo o suporte para o recebimento do animal.

Numa primeira avaliação por parte da equipe da UFLA constatou-se que o animal se encontra bem fraco, desidratado, com lesões nas patas, na orelha esquerda, e infecção de pele, sendo necessária a internação e cuidados intensivos, que o prognóstico é reservado e o quadro é grave, esperando-se que responda aos tratamentos.

Saiba que ao se deparar com espécimes nativas não deve se aproximar deles, pois, os animais mesmo que aparentemente dóceis podem se sentir ameaçados e se tornarem perigosos por ação instintiva. Afaste-se, e acione a Polícia Militar do Meio Ambiente ou outro órgão que possa dar uma resposta. Não maltrate animais, muitas das vezes eles se aproximam de áreas urbanizadas e residências a procura de alimento ou em fuga de algum perigo, como incêndios.

*Da assessoria da Polícia Militar de Meio Ambiente

Nenhum comentário: