Pular para o conteúdo principal

MAIS UM ANIMAL SILVESTRE FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA MILITAR DO MEIO AMBIENTE


Na manhã de ontem, 25, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo, no Sul de Minas, realizou o resgate e transporte de um Tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-cavalo e outros, que é um mamífero xenarto da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul, e no Brasil está na lista de animais em risco de extinção.


O tamanduá resgatado foi encontrado há uns 3 dias atrás em uma fazenda na zona rural de Candeias, e se encontrava com algumas lesões, sendo inicialmente cuidado pelos próprios moradores da fazenda, e ainda, lhe fornecendo água e alimento, bem como medicando os ferimentos, contudo devido ao estado debilitado, verificou-se a necessidade de um atendimento mais especializado.

A remoção foi realizada com todos os cuidados numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo, integrada pelos sargento Evandro, cabo Wilton e cabo Danilo, sendo encaminhado para ambulatório de animais silvestres e exóticos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde outra equipe da PM MAmb composta pelos Tinente Ludgero e cabo João Bosco já aguardavam juntamente com uma equipe da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) da UFLA coordenada pela professora Samantha Mesquita Favoreto, os quais juntos deram todo o suporte para o recebimento do animal.

Numa primeira avaliação por parte da equipe da UFLA constatou-se que o animal se encontra bem fraco, desidratado, com lesões nas patas, na orelha esquerda, e infecção de pele, sendo necessária a internação e cuidados intensivos, que o prognóstico é reservado e o quadro é grave, esperando-se que responda aos tratamentos.

Saiba que ao se deparar com espécimes nativas não deve se aproximar deles, pois, os animais mesmo que aparentemente dóceis podem se sentir ameaçados e se tornarem perigosos por ação instintiva. Afaste-se, e acione a Polícia Militar do Meio Ambiente ou outro órgão que possa dar uma resposta. Não maltrate animais, muitas das vezes eles se aproximam de áreas urbanizadas e residências a procura de alimento ou em fuga de algum perigo, como incêndios.

*Da assessoria da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho