sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

PESQUISAS DA UFLA USAM APARELHO DE RAIO X PARA IDENTIFICAR ELEMENTOS DO SOLO E DAS PLANTAS


Aparelhos portáteis de fluorescência de raio X abriram novos caminhos entre os procedimentos adotados na análise de solo e de plantas no mundo inteiro. Nos últimos cinco anos, várias pesquisas estão sendo desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a partir do uso do aparelho, a tecnologia pXRF aplicada na caracterização de solos e plantas. Tanto é que o Departamento de Ciência do Solo (DCS) tem se tornado referência mundial na área.

O professor do DCS Bruno Teixeira Ribeiro conta que a análise de vários materiais por fluorescência de raios X é antiga e, com o avanço tecnológico, os equipamentos que antes eram de grande porte diminuíram de tamanho. Um dos exemplos de sucesso da tecnologia é a caracterização de solos de Marte, que tem sido feita com a utilização de técnicas de fluorescência de raios X. Com a miniaturização dos equipamentos, pesquisadores passaram a levar para o campo, dentro de uma mochila, aparelhos portáteis no formato de uma pistola, com o peso de 1,5 kg.

Bruno Teixeira Ribeiro explica que a tecnologia permite quantificar vários elementos da tabela periódica simultaneamente em apenas 30 segundos. Ao contrário das análises tradicionais de solo e de plantas, o uso do pXRF permite rápida análise, tanto no campo como no laboratório. Também não utiliza reagentes químicos e nem gera poluentes. 

"Com essa tecnologia, o laboratório pode ir até o campo. Sendo a análise de solo e de plantas um dos fatores cruciais para a sustentabilidade dos agroecossistemas, contribuindo para a segurança de solo e alimentar, a tecnologia pXRF pode ser considerada uma grande inovação na Ciência do Solo do país", afirma o professor do DCS da UFLA.

O especialista na área participou de um treinamento da tecnologia pXRF na Texas Tech University, nos Estados Unidos.

Pioneirismo científico
No Departamento de Ciência do Solo da UFLA, trabalhos pioneiros têm sido realizados nos últimos cinco anos com a utilização de pXRF para caracterização de solos e de plantas. Para o professor David C. Weindorf, da Central Michigan University e parceiro do DCS/UFLA, o trabalho que está sendo feito pela UFLA com aplicações de fluorescência de raios X em solos tropicais é verdadeiramente revolucionário. 

“A UFLA formou parcerias valiosas com cientistas de renome no mundo inteiro, trabalhou incansavelmente para facilitar o intercâmbio de estudantes, colocando-os no cenário internacional como especialistas na área”, afirma Weindorf.

Nenhum comentário: