quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

POÇOS FIRMA TRATADO PARA CIDADE INTELIGENTE

“Criar as bases de uma cidade mais inteligente, conectada e inovadora é o caminho para o futuro”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas, no Sul de Minas, e mais sete instituições públicas, privadas e do terceiro setor do município realizam nesta quinta-feira, 18, um encontro de apresentação de projetos em andamento alinhados com inovação, tecnologia e que busquem construir uma cidade mais inteligente. 

Na ocasião, também será firmado um tratado entre as instituições se comprometendo pela busca desse objetivo. O evento é um desdobramento de diversas ações iniciadas em 2019, pelo movimento Poços Cidade Inteligente, da ONG 101 líderes.

Compondo o grupo, além do poder executivo municipal, estão os membros do Conselho Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia, IFSULDEMINAS, PUC Minas, Unifal, ONG 101 Líderes, Rotary Club, Alcoa Foundation e o Sebrae. Seguindo as diretrizes do protocolo Covid-19, os convites foram restritos às instituições.

Entre os projetos apresentados estão o Plano Municipal de Inovação, Ciências e Tecnologia; o cerco eletrônico integrado, com câmeras inteligentes e uma central de monitoramento conjunto; o mapeamento e digitalização da zona rural, compartilhado com a patrulha rural; a gestão de frota da Prefeitura com monitoramento em tempo real de operadores, trajetos, consumo dos veículos; a hora da coleta, com um sistema inteligente de alerta ao cidadão sobre o horário de retirar o lixo; o APP do cidadão, com todos os serviços públicos integrados, entre outros.

Além deles, será anunciado um novo sistema de análise de indicadores, disponibilizado pela 101 Líderes, que mapeia e classifica diversos indicadores municipais nas áreas de urbanismo, meio ambiente, energia, governança, saúde, segurança, empreendedorismo, tecnologia e inovação, educação e mobilidade, além de sugerir soluções inovadoras e já em execução em outras cidades do Brasil e do mundo.

“Esse grande banco de dados e soluções irá auxiliar o poder público, bem como empresas e o terceiro setor, em suas estratégias organizacionais que busquem mais modernidade e eficiência para nossa cidade. É um grande momento para Poços se destacar como uma cidade mais inteligente”, pontua o presidente da ONG 101 Líderes, Wagner Fernando.

Também serão discutidos projetos ainda em fase de planejamento, mas que estão nos objetivos do grupo, como uma incubadora de empresas de base tecnológica; o parque tecnológico; o centro de inovação e tecnologia, a ser criado como um espaço de co-working público, com fomento do empreendedorismo e inovação, além de eventos de tecnologia e inovação, aos moldes do Hack Town.

“Criar as bases de uma cidade mais inteligente, conectada e inovadora é o caminho para o futuro. Com o Conselho de Inovação, Ciências e Tecnologia, Poços montou um Dream Time de especialistas que possuem todas as condições de pavimentar esse caminho para um novo ciclo de desenvolvimento para o município”, analisa o atual secretário Thiago Mariano, à frente da SEDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas.

*com assessoria

Nenhum comentário: