Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE: PROJETO "NOSSA ÁGUA, NOSSO FUTURO" INICIA PAGAMENTO A PRODUTORES RURAIS HABILITADOS


Após meses de planejamento e trabalho, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, deu mais um passo no projeto “Nossa Água, Nosso Futuro”. Produtores rurais habilitados começaram a receber o pagamento pelas ações de preservação dos mananciais do município.

O projeto promove adequação ambiental das propriedades rurais a fim de manter cobertura florestal nativa e assegurar a qualidade e quantidade das águas. Amilco Mancuso é um dos três produtores rurais que já abraçaram a ideia e hoje se orgulha por contribuir com a preservação do recurso essencial à vida. “É uma conscientização do problema do mundo, que é a água. E aqui a gente vai fazendo com a orientação e procurando melhorar a situação. Acho que é válido e muito bom esse projeto”, diz.

O “Nossa Água, Nosso Futuro” possui parcerias com o Instituto Federal Sul de Minas, Emater, IEF, TNC, Conservador das Águas do Município de Extrema, Câmara Municipal de Pouso Alegre, CODEMA, Plano Conservador da Mantiqueira, SOS Mata Atlântica, WRI Brasil, UICN e Agência Nacional de Águas. Tudo pensado para propiciar um apoio técnico e financeiro aos proprietários rurais habilitados que cumpriram as metas estabelecidas para preservação dos mananciais afluentes do Rio Mandu.

“O projeto possui três metas de adequação ambiental que consistem na cobertura florestal agricultura sustentável e saneamento. Então a Prefeitura, com esse projeto, visa a melhoria da quantidade e da qualidade das águas e também a conservação da biodiversidade e regulação do clima”, destaca Farley Soares Braz, Biólogo e Analista Ambiental.

Cada produtor habilitado recebe uma quantia mensal para preservar os mananciais. E para integrarem o projeto as propriedades precisam cumprir alguns requisitos. 

“Precisa ter no mínimo 20 mil metros e estar localizado na subbacia trabalhada no projeto. Inicialmente estamos trabalhando na subbacia do rio Mandú, que é responsável por cerca de 70% do abastecimento público da cidade. Para participar do projeto as propriedades devem estar localizadas nessa região e devidamente cadastradas no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e fazer o cadastro com a gente”, afirma Michel Julião Pinheiro de Paes, Gerente do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Pouso Alegre.

Esta é uma ideia inspirada no Programa Conservador das Águas do Município de Extrema. Promovida pela administração municipal, ganhou apoio dos produtores rurais e renderá bons frutos à população presente e futura de Pouso Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...