terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

PREFEITO DE SÃO TIAGO VISITA MINERADORAS DO GERMINAL E SINALIZA PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS


Pensando no desenvolvimento socioeconômico de São Tiago, nas Vertentes, o prefeito Alexandre Vivas visitou duas mineradoras no povoado do Germinal, a 30 quilômetros da sede São Tiago, na última quinta, 28. O Executivo pretende firmar parcerias com a iniciativa privada para fortalecer o setor da mineração e gerar emprego e renda para a população.

Acompanhado pelo presidente da Associação de Moradores do Germinal, Marcos Antônio Faria, o Chico Anu, o prefeito se encontrou com a gerente de RH da AMG Brasil, Thaís Guedes. A funcionária comentou sobre as principais atividades da empresa e reiterou o compromisso da mineradora com a geração de empregos para a região.

“A empresa tem o interesse de desenvolver as comunidades onde ela atua. A AMG acredita nas parcerias público-privadas como ferramenta para crescer, melhorar a comunidade local. Por isso, mantemos o equilíbrio entre o número de funcionários que vêm de outros lugares com aqueles que são da região”, enfatiza Thaís.

A AMG tem 300 funcionários diretos e outros 300 terceirizados. Os principais minérios explorados são o tântalo, feldspato e espodumênio com mercado consumidor concentrado na China e em empresas de porcelanato do Brasil. Recentemente, a empresa anunciou a exploração de lítio, componente muito comum em dispositivos eletrônicos.

Granha
O prefeito Alexandre Vivas ainda conheceu as instalações da Granha Ligas. O gerente da empresa, Manoel Filgueira Soares, também expressou interesse numa parceria público-privada, instrumento que traz impactos positivos para a empresa e para a comunidade.

“Essas parcerias são importantes para enfrentarmos um mercado que passa por dificuldades desde o ano passado, principalmente com pandemia de coronavírus. Quando o poder público se une à iniciativa privada, conseguimos estabelecer trocas que beneficiam ambos os setores, público e privado”, enfatiza Soares.

Além do gerente, o engenheiro de Minas Sidney Orlando participou do encontro. Ele disse que o principal produto explorado pela Granha é o manganês. “Mas para que esse minério tenha mais valor de mercado, ele é beneficiado e transformado em ferroliga”, explica o engenheiro.

A Granha possui 49 funcionários diretos e outros 14 terceirizados. Os produtos gerados pela empresa são comercializados para o mercado interno e externo.

O prefeito Alexandre avalia como positiva a visita às mineradoras do Germinal. Para ele, a relação entre o poder público e a iniciativa privada é um ponto estratégico da Administração. Isso porque esse relacionamento alavanca a economia e, consequentemente, o campo social.

“A Prefeitura está de portas abertas para essas parcerias. Nossas estradas rurais, por exemplo, demandam muito cascalho para sua manutenção, o que pode ser cedido pelas mineradoras. Em contrapartida, temos maquinários que podem ajudar alguma dessas empresas. Com isso, todos ganham”, conclui o prefeito.

Nenhum comentário: