Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DE SAÚDE VISITA LABCOVID/UFLA


Na segunda-feira, 1º, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o secretário de Estado Adjunto de Saúde Luiz Marcelo Cabral Tavares. A comitiva da Secretaria de Saúde visitou o LabCovid – laboratório referência para realização de testes moleculares de diagnóstico da Covid – 19 em Minas Gerais - e acompanhou um mutirão para testagem de policiais civis de Lavras, realizado pela equipe do laboratório no Centro de Convivência do campus.

A visita ocorreu logo após a solenidade de entrega da segunda remessa das doses de vacinas a Lavras, realizada no auditório da Prefeitura de Lavras na parte da manhã. O município recebeu do governo estadual 3048 doses de imunizantes dos tipos Coronavac e Astrazeneca. Desse total, 1922 são para imunização de quem já havia recebido a primeira dose. Doses recebidas da Astrazeneca foram aplicadas durante o evento, de forma simbólica para marcar o início da campanha, em dez profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento, hospitais Vaz Monteiro e Santa Casa, e Postos de Saúde da Família (PSFs).

Em sua fala durante o evento, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, cumprimentou os profissionais de saúde presentes pelo combate árduo à pandemia e enfatizou o trabalho da Universidade em parceria com o município.

“Agradecemos todas as oportunidades em que pudemos contribuir com ações junto à prefeitura, não apenas no combate à Covid-19. Estamos aqui representando o caminho que pode nos ajudar a sair desse momento de crise, que é a ciência, que é o conhecimento. Não existe saída fora da pesquisa científica. Esperamos que a população de Lavras tenha a UFLA como seu apoio, como um órgão técnico-científico tão importante”, discursou o professor.

Ao fazer referência à UFLA durante a solenidade, Luiz Marcelo Cabral Tavares reforçou a fala do reitor sobre a importância do serviço público. 

“A UFLA é realmente uma parceira, e o reitor foi apropriado em sua fala ao mencionar o papel do servidor público de ‘servir ao público’. É exatamente isso que devemos fazer. Temos que estar à disposição da sociedade e seguir aquilo que a ciência coloca à nossa disposição”. 

O secretário de Estado Adjunto de Saúde também parabenizou as ações da Instituição com o LabCovid. “Faço meu cumprimento também à coordenação do LabCovid, representada aqui pela professora Joziana Barçante, pelo trabalho magistral que o laboratório tem desenvolvido”, completou.

Sobre o Labcovid
Inaugurado em outubro de 2020, o LabCovid é um laboratório da UFLA com equipamentos de alta tecnologia para a realização de testes de diagnóstico molecular da Covid-19. Em Lavras, o LabCovid já processou mais de 1.500 amostras, incluindo profissionais da saúde de três hospitais da cidade, amostras ambientais, de indivíduos sintomáticos e assintomáticos. Só no ano de 2020, pelo menos 11 mil testes rápidos foram aplicados em conjunto, pela vigilância epidemiológica e pela UFLA, e pelo menos mil amostras foram processadas no LabCovid. 


No mutirão de testagens de segunda-feira, 1º, foram coletadas 64 amostras de policiais civis de Lavras e de integrantes da comitiva que visitou à UFLA.

Em janeiro de 2021, o laboratório passou a receber também amostras para testagem por meio de um credenciamento à Fundação Ezequiel Dias (Funed), realizando cerca de 200 testes semanais dos municípios que compõem a microrregião de Lavras: Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas, Luminárias, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho.

Além da realização de testes de diagnóstico, o LabCovid tem capacidade para armazenar vacinas contra a Covid-19 que precisem ser conservadas em temperaturas muito baixas, como a produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioTech, que deve ser mantida a -70°c. A Universidade já disponibilizou ao governo estadual, caso seja necessário, dois ultrafreezers com capacidade para armazenar até 160 mil doses de vacina a temperaturas que variam de -50°c a -86°c.

*com DCOM/UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...