Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DE SAÚDE VISITA LABCOVID/UFLA


Na segunda-feira, 1º, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o secretário de Estado Adjunto de Saúde Luiz Marcelo Cabral Tavares. A comitiva da Secretaria de Saúde visitou o LabCovid – laboratório referência para realização de testes moleculares de diagnóstico da Covid – 19 em Minas Gerais - e acompanhou um mutirão para testagem de policiais civis de Lavras, realizado pela equipe do laboratório no Centro de Convivência do campus.

A visita ocorreu logo após a solenidade de entrega da segunda remessa das doses de vacinas a Lavras, realizada no auditório da Prefeitura de Lavras na parte da manhã. O município recebeu do governo estadual 3048 doses de imunizantes dos tipos Coronavac e Astrazeneca. Desse total, 1922 são para imunização de quem já havia recebido a primeira dose. Doses recebidas da Astrazeneca foram aplicadas durante o evento, de forma simbólica para marcar o início da campanha, em dez profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento, hospitais Vaz Monteiro e Santa Casa, e Postos de Saúde da Família (PSFs).

Em sua fala durante o evento, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, cumprimentou os profissionais de saúde presentes pelo combate árduo à pandemia e enfatizou o trabalho da Universidade em parceria com o município.

“Agradecemos todas as oportunidades em que pudemos contribuir com ações junto à prefeitura, não apenas no combate à Covid-19. Estamos aqui representando o caminho que pode nos ajudar a sair desse momento de crise, que é a ciência, que é o conhecimento. Não existe saída fora da pesquisa científica. Esperamos que a população de Lavras tenha a UFLA como seu apoio, como um órgão técnico-científico tão importante”, discursou o professor.

Ao fazer referência à UFLA durante a solenidade, Luiz Marcelo Cabral Tavares reforçou a fala do reitor sobre a importância do serviço público. 

“A UFLA é realmente uma parceira, e o reitor foi apropriado em sua fala ao mencionar o papel do servidor público de ‘servir ao público’. É exatamente isso que devemos fazer. Temos que estar à disposição da sociedade e seguir aquilo que a ciência coloca à nossa disposição”. 

O secretário de Estado Adjunto de Saúde também parabenizou as ações da Instituição com o LabCovid. “Faço meu cumprimento também à coordenação do LabCovid, representada aqui pela professora Joziana Barçante, pelo trabalho magistral que o laboratório tem desenvolvido”, completou.

Sobre o Labcovid
Inaugurado em outubro de 2020, o LabCovid é um laboratório da UFLA com equipamentos de alta tecnologia para a realização de testes de diagnóstico molecular da Covid-19. Em Lavras, o LabCovid já processou mais de 1.500 amostras, incluindo profissionais da saúde de três hospitais da cidade, amostras ambientais, de indivíduos sintomáticos e assintomáticos. Só no ano de 2020, pelo menos 11 mil testes rápidos foram aplicados em conjunto, pela vigilância epidemiológica e pela UFLA, e pelo menos mil amostras foram processadas no LabCovid. 


No mutirão de testagens de segunda-feira, 1º, foram coletadas 64 amostras de policiais civis de Lavras e de integrantes da comitiva que visitou à UFLA.

Em janeiro de 2021, o laboratório passou a receber também amostras para testagem por meio de um credenciamento à Fundação Ezequiel Dias (Funed), realizando cerca de 200 testes semanais dos municípios que compõem a microrregião de Lavras: Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas, Luminárias, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho.

Além da realização de testes de diagnóstico, o LabCovid tem capacidade para armazenar vacinas contra a Covid-19 que precisem ser conservadas em temperaturas muito baixas, como a produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioTech, que deve ser mantida a -70°c. A Universidade já disponibilizou ao governo estadual, caso seja necessário, dois ultrafreezers com capacidade para armazenar até 160 mil doses de vacina a temperaturas que variam de -50°c a -86°c.

*com DCOM/UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...