Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DE SAÚDE VISITA LABCOVID/UFLA


Na segunda-feira, 1º, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o secretário de Estado Adjunto de Saúde Luiz Marcelo Cabral Tavares. A comitiva da Secretaria de Saúde visitou o LabCovid – laboratório referência para realização de testes moleculares de diagnóstico da Covid – 19 em Minas Gerais - e acompanhou um mutirão para testagem de policiais civis de Lavras, realizado pela equipe do laboratório no Centro de Convivência do campus.

A visita ocorreu logo após a solenidade de entrega da segunda remessa das doses de vacinas a Lavras, realizada no auditório da Prefeitura de Lavras na parte da manhã. O município recebeu do governo estadual 3048 doses de imunizantes dos tipos Coronavac e Astrazeneca. Desse total, 1922 são para imunização de quem já havia recebido a primeira dose. Doses recebidas da Astrazeneca foram aplicadas durante o evento, de forma simbólica para marcar o início da campanha, em dez profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento, hospitais Vaz Monteiro e Santa Casa, e Postos de Saúde da Família (PSFs).

Em sua fala durante o evento, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, cumprimentou os profissionais de saúde presentes pelo combate árduo à pandemia e enfatizou o trabalho da Universidade em parceria com o município.

“Agradecemos todas as oportunidades em que pudemos contribuir com ações junto à prefeitura, não apenas no combate à Covid-19. Estamos aqui representando o caminho que pode nos ajudar a sair desse momento de crise, que é a ciência, que é o conhecimento. Não existe saída fora da pesquisa científica. Esperamos que a população de Lavras tenha a UFLA como seu apoio, como um órgão técnico-científico tão importante”, discursou o professor.

Ao fazer referência à UFLA durante a solenidade, Luiz Marcelo Cabral Tavares reforçou a fala do reitor sobre a importância do serviço público. 

“A UFLA é realmente uma parceira, e o reitor foi apropriado em sua fala ao mencionar o papel do servidor público de ‘servir ao público’. É exatamente isso que devemos fazer. Temos que estar à disposição da sociedade e seguir aquilo que a ciência coloca à nossa disposição”. 

O secretário de Estado Adjunto de Saúde também parabenizou as ações da Instituição com o LabCovid. “Faço meu cumprimento também à coordenação do LabCovid, representada aqui pela professora Joziana Barçante, pelo trabalho magistral que o laboratório tem desenvolvido”, completou.

Sobre o Labcovid
Inaugurado em outubro de 2020, o LabCovid é um laboratório da UFLA com equipamentos de alta tecnologia para a realização de testes de diagnóstico molecular da Covid-19. Em Lavras, o LabCovid já processou mais de 1.500 amostras, incluindo profissionais da saúde de três hospitais da cidade, amostras ambientais, de indivíduos sintomáticos e assintomáticos. Só no ano de 2020, pelo menos 11 mil testes rápidos foram aplicados em conjunto, pela vigilância epidemiológica e pela UFLA, e pelo menos mil amostras foram processadas no LabCovid. 


No mutirão de testagens de segunda-feira, 1º, foram coletadas 64 amostras de policiais civis de Lavras e de integrantes da comitiva que visitou à UFLA.

Em janeiro de 2021, o laboratório passou a receber também amostras para testagem por meio de um credenciamento à Fundação Ezequiel Dias (Funed), realizando cerca de 200 testes semanais dos municípios que compõem a microrregião de Lavras: Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas, Luminárias, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho.

Além da realização de testes de diagnóstico, o LabCovid tem capacidade para armazenar vacinas contra a Covid-19 que precisem ser conservadas em temperaturas muito baixas, como a produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioTech, que deve ser mantida a -70°c. A Universidade já disponibilizou ao governo estadual, caso seja necessário, dois ultrafreezers com capacidade para armazenar até 160 mil doses de vacina a temperaturas que variam de -50°c a -86°c.

*com DCOM/UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...