Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG ADERE À A3P, AGENDA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LIGADA AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Segundo o reitor Sandro Cerveira, a adesão à A3P é mais um passo na racionalização de recursos e potencialização de ações da UNIFAL-MG

Com o objetivo de ampliar as práticas de sustentabilidade e garantir a preservação do meio ambiente, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) oficializou, em fevereiro, a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula ações a favor da gestão socioambiental responsável. 

Ao realizar a implementação, a Universidade se compromete a seguir diretrizes de proteção da natureza e redução de gastos, a promover a conscientização sobre o combate ao desperdício e a garantir a utilização adequada de bens públicos.

Baseada em seis eixos temáticos, a Agenda, que é uma ação voluntária, se fundamenta a partir da política dos “5 Rs” – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar -, a fim de incentivar a adoção de tecnologias que poupem matéria-prima e promovam a reutilização de insumos. Essa política também é defendida pelo Plano de Logística Sustentável (PLS) da UNIFAL-MG, que serviu para alinhar o plano de trabalho encaminhado à A3P.

“O PLS da UNIFAL-MG já incluiu indicadores aplicados pela Agenda, considerando a possível adesão a ela. Isso facilitou, inclusive, os trâmites”, explicou Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS) da UNIFAL-MG. 

Para efetivar o processo, a universidade enviou o termo de adesão e o modelo de plano de trabalho, produzido pela Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Instituição, sob a supervisão da Reitoria, ao Ministério do Meio Ambiente.

O modelo contemplou as etapas para que o programa pudesse ser executado: a criação de comissão gestora, a realização do diagnóstico socioambiental, da avaliação e do monitoramento, bem como a elaboração do plano de gestão socioambiental. 

“Feito isso, as documentações foram avaliadas por equipe responsável e, após aprovação, a adesão foi formalizada com assinatura dos representantes das instituições”, disse a servidora Julieta Rodrigues.

Para ela, a parceria da UNIFAL-MG implica a formalização do compromisso da universidade, uma instituição pública, com a continuidade de ações socioambientais. 

“A partir de então, seguiremos em busca de melhorias, sem perder o foco na sustentabilidade e no desenvolvimento institucional, garantindo esforços para reduzir o uso de recursos naturais, como água e energia, otimizar os gastos e diminuir a produção de resíduos, a partir da inclusão de uma agenda planejada de ações na administração”, comentou.

Segundo o economista Lucas Cezar Mendonça, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, a adesão à Agenda fortalece ainda mais as ações propostas pelo PLS, vigente entre 2020 e 2024, e pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), vigente entre 2021 e 2025, no qual a sustentabilidade registra um eixo temático exclusivo. 

“Além disso, a ação possibilita que a UNIFAL-MG passe a pleitear recursos e a participar de eventos direcionados àqueles que possuem certificação, podendo, assim, gerar resultados de maior impacto para a Universidade e para a sociedade”, destacou.

Conforme o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, é importante considerar que os princípios de gestão socioambiental não podem constituir uma pauta restrita. 

“Na UNIFAL-MG, temos investido, desde 2018, em iniciativas neste sentido, como o projeto de eficiência energética, a instalação de usinas fotovoltaicas e a adesão ao green metrics. Agora, damos mais um passo que nos ajudará a racionalizar ainda mais nossos usos, assim como potencializar ações individuais e coletivas”, disse.

Como implicação atual, a CPMAS, por constituir a comissão gestora da Agenda, pretende implantar iniciativas e promover capacitações de conscientização para toda a comunidade administrativa e acadêmica. 

“Para o futuro, buscamos participar ativamente junto ao Ministério do Meio Ambiente, em eventos relacionados ao tema, como fóruns, seminários, redes e cursos, que podem contribuir para a criação de redes de parceiros”, completou Julieta Rodrigues.

Entre as vantagens de participação na Agenda, está, também, a oportunidade de concorrer aos prêmios com Melhores Práticas de Sustentabilidade. “Vale destacar, aqui, que algumas ações já tiveram início, como a primeira edição do curso de capacitação para servidores, a qual aconteceu de outubro a dezembro de 2020, e que tem planejamento para ocorrer continuamente”, finalizou a servidora.

Em dezembro, o curso contou com a participação de Henrique Saule, integrante da equipe da A3P, no Departamento de Educação e Cidadania Ambiental da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, em live exibida no dia 9 de dezembro do ano passado, sobre o histórico e a atuação da Agenda Ambiental na Administração Pública.

Saiba mais
Os eixos temáticos da A3P são: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis e sensibilização e capacitação dos Servidores. Todos os tópicos já estão contemplados no PLS vigente na UNIFAL-MG.

*Por Milena Favalli Simão - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/