Pular para o conteúdo principal

VEADO-CATINGUEIRO É SOLTO NUMA MATA PRÓXIMA A LAVRAS APÓS TRATAMENTO NA UFLA


Após quatro dias de tratamento no Ambulatório de Animais Silvestres e Exóticos, pertencente à Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), um veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) vítima de atropelamento foi reabilitado e solto numa mata próxima ao município de Lavras.

O animal chegou na clínica no último dia 18, após ser socorrido por um motociclista sob a suspeita de atropelamento numa estrada próxima ao município de Lavras. Segundo a veterinária Samantha Mesquita Favoretto, responsável pelo ambulatório, o paciente é um veado-catingueiro, espécie comum na região, macho e jovem.


O veado foi internado por apresentar feridas superficiais na região da face esquerda, membros pélvicos e torácicos. No ambulatório, ele recebeu cuidados veterinários da equipe da UFLA, que realizou exames de radiografia e ultrassonografia no animal. “Após receber medicação para dor, o paciente se alimentou bem e voltou a se comportar normalmente. Como não sofreu lesão mais grave, ele pode ser solto novamente”, informou Samantha.

Em geral, animais silvestres resgatados após atropelamento não têm o mesmo destino. “A maioria dos animais atropleados chega com lesão de medula, não anda mais. Nesses casos, é ainda mais complicado devolver para natureza, sendo levados muitas vezes para cativeiro ou zoológico. Muitos deles morrem. Esse paciente, o veado-catingueiro, foi um caso fora do comum. Conseguimos tratar e fazer a soltura em pouco tempo”, disse.

No domingo, dia 21, o veado foi solto com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, órgão do sistema de proteção ambiental. O local onde o animal voltou a viver foi escolhido após avaliação da espécie e de suas necessidades básicas.

Ambulatório
O Ambulatório de Animais Silvestres e Exóticos da UFLA atende animais de vida livre, como maritaca, lobo-guará e tamanduá, além de animais que têm tutor, como coelho, porco da índia e calopsita. Uma equipe multidisciplinar formada por estudantes de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Zootecnia e Engenharia Florestal mantém a estrutura do espaço e cuida dos bichos.

*Por Pollyanna Dias, jornalista - bolsista da Comunicação UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.