Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO RECEBE R$8,9 MILHÕES EM INVESTIMENTOS E DÁ INÍCIO A PROJETO DE CIDADE INTELIGENTE

Parceria público-privada traz soluções em iluminação pública e telecomunicações

O prefeito Dr. Alisson Assis Carvalho assinou nesta sexta-feira, 12, na sede da secretaria municipal de educação, o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio IP Brasil Campo Belo, constituído pelas empresas Selt Engenharia e Mobit - Mobilidade, Iluminação e Tecnologia. Ao todo, cinco licitantes apresentaram suas propostas e concorreram à licitação para realizar projeto de Cidade Inteligente no município, seguindo as diretrizes dos estudos de viabilidade realizados pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades - IPGC Brasil.

Criado pelo Instituto, o arranjo da PPP de Cidade Inteligente consiste na união de diferentes objetos e serviços de infraestrutura urbana em uma única concessão administrativa. No caso de Campo Belo, o concessionário será responsável pela implantação, operação e manutenção do parque de iluminação pública e da infraestrutura de telecomunicações do município por 25 anos.

PPP de Cidade Inteligente
Assim como na maioria dos municípios brasileiros, o parque de iluminação pública de Campo Belo conta hoje com luminárias de vapor de sódio e vapor metálico. Com a implementação do projeto, 7.244 pontos de iluminação serão atualizados com luminárias de LED, que além de maior potencial de luminância, geram maior economia ao município.

Campo Belo receberá também uma nova infraestrutura de dados. Através de fibra óptica, 11 pontos de Wi-Fi público serão disponibilizados à população, além de 11 outros pontos de videomonitoramento, que ampliarão os recursos de segurança pública da cidade. De acordo com o IPGC Brasil, a implementação dessas duas soluções significa uma economia estimada em torno de 13 milhões de reais no gasto atual do município.

Economia para os cofres públicos
Segundo o gerente de projetos do IPGC Brasil, Luis Fernando Parma, o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades foi responsável por toda a estruturação, estudo de viabilidade, modelagem licitatória e contratual e assessoramento contínuo do projeto, que possibilitará a captação de 8,9 milhões de reais de investimento para Campo Belo, com valor de contrato na casa dos 38 milhões.

Parma afirma ainda que a proposta vencedora apresentou um deságio de 28% sobre o valor de referência da modelagem feita pelo IPGC. Ou seja, a economia já prevista nos estudos foi ainda maior na proposta do Consórcio IP Brasil Campo Belo. 

“Quanto maior a competição na licitação, maior a economia para os cofres públicos, e isso foi visto na concorrência de Campo Belo. A competição demonstra a qualidade e credibilidade de nossos projetos, o que impacta diretamente no potencial de economia para os cofres públicos. Quem ganha com isso é a população Campo-Belense, que terá acesso a serviços públicos cada vez mais inteligentes, sustentáveis e eficientes.

Pioneirismo no Sul de Minas
Com a assinatura do contrato, Campo Belo se junta a Carmo do Cajuru e Ouro Preto como as três primeiras cidades do Brasil a implementarem uma PPP de Cidade Inteligente, além de se tornar referência como pioneira no modelo no Sul de Minas.

A população campo-belense deve ver as mudanças nas ruas da cidade em breve. Entre o 3º e o 12º mês de contrato, o concessionário será responsável por toda a implantação, a começar pelo parque de Iluminação Pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.