Pular para o conteúdo principal

GERDAU ABRE EDITAL DE INCENTIVO À CULTURA MINEIRA E CONVOCA ARTISTAS PARA CRIAR ARTE USANDO O AÇO

A iniciativa faz parte das ações de celebração dos 120 anos da Gerdau e homenageia os 300 anos de Minas Gerais

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, acaba de lançar uma iniciativa que reforça seus laços com o estado de Minas Gerais e os municípios mineiros em que está presente. Em comemoração aos seus 120 anos, a empresa abre hoje o Edital Arte em Aço Gerdau, um projeto inédito que visa enaltecer a história de 300 anos do estado e legados importantes, como as suas riquezas minerais, a cultura e a pluralidade de ser mineiro.

Por meio do Edital serão selecionadas e patrocinadas nove propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios e incentivados por meio da na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC-MG).

A inscrição é gratuita e já está aberta pela plataforma Prosas. Os interessados têm até às 18h (horário de Brasília) do dia 16 de abril para se cadastrarem pelo endereço eletrônico: http://editalarteemacogerdau.prosas.com.br/. A divulgação do resultado dos projetos selecionados será no dia 28 de maio de 2021.

Os artistas participantes contarão ainda com uma consultoria gratuita da Através - Gestão Cultural, empresa especializada no mercado cultural, para apoio nos trâmites de elaboração, inscrição e aprovação dos projetos no mecanismo da LEIC-MG.

Obras de arte em espaços públicos
A valorização e o reconhecimento da diversidade das artes visuais em Minas Gerais, com olhar voltado para a comunidade, são pontos relevantes do Edital. As nove propostas serão selecionadas por meio de votação popular e serão instaladas em espaços públicos de amplo acesso e visibilidade, como museus, centros culturais, praças ou parques dos municípios onde estão localizadas as principais operações da Gerdau em Minas: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias, além de Belo Horizonte, que terá a obra instalada no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, passando a fazer parte do acervo público deste equipamento cultural.

“Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da Gerdau. Por isso, este edital chega como uma forma de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural construída em 300 anos de história do estado. A ideia de presentear as cidades com essas esculturas tem o intuito de ampliar o contato da população com a história de Minas Gerais por meio da arte”, explica o diretor de Mineração e Matérias-Primas da Gerdau, Wendel Gomes.

Membro da comissão curatorial do projeto, o renomado arquiteto Gustavo Penna, que também possui um expressivo trabalho com o aço, exalta a iniciativa. “Temos em Minas uma forte cena de artistas que têm no aço a matéria-prima para suas obras. Nesse cenário, além de resgatar esse olhar para a arte em aço, a iniciativa vem como um incentivo aos artistas, que estão sofrendo com a falta de projetos. Indo além, promove ainda a conexão democrática entre a sociedade e a cultura, levando para essas nove cidades uma convivência maior com o ‘fazer artístico’, com aquilo que propõe as artes”, ressalta Penna.

Serviço
Por meio da plataforma Prosa, até às 18h (horário de Brasília) do dia 16 de abril, pelo endereço eletrônico: http://editalarteemacogerdau.prosas.com.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...