Pular para o conteúdo principal

LAVRAS ENTRA NA LUTA PELA VACINAÇÃO DE SERVIDORES DA SEGURANÇA


Segundo dados da Polícia Militar, a taxa de contaminação de Covid-19 na corporação é cerca de 4 vezes maior que a taxa da população mineira. Apesar disso, os servidores da segurança pública estão apenas em 21ª lugar na lista de vacinação do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Na manhã de hoje, quarta-feira, 24, a Associação de Oficiais e o vereador Coronel Claret promoveram uma reunião online com a participação do presidente da entidade, coronel Cirilo; do chefe do Estado Maior da PM, coronel Eduardo; do chefe do Estado Maior do Bombeiro Militar, coronel Erlon; comandante da 6ª Região, coronel Mauro; comandante do Bombeiro em Lavras, capitão Sílvio; da vice-presidente da Associação de Oficiais, coronel Rosângela; dos vereadores Lauro Mesquita e delegada Ana Paula, além da prefeita Jussara Menicuci.

O objetivo da reunião foi solicitar ao governador Romeu Zema e ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, que intercedam pela antecipação da vacinação dos agentes de segurança pública de Minas Gerais.

Após a abertura da reunião pelo coronel Cirilo, o coronel Eduardo falou sobre as ações dos Comandos Gerais da PM e do Bombeiro em Brasília, na tentativa de sensibilizar o Governo Federal sobre a importância da vacinação dos agentes de segurança pública. Segundo, o comandante, enquanto a taxa de positivação de Covid-19 na população mineira é em torno de 5%, na Polícia Militar chega a 18%, e ressaltou que o home office da PM é na rua.

Coronel Erlan ressaltou que os Bombeiros Militares atendem e transportam pacientes com COVID diariamente e que a taxa de contaminação dos militares é altíssima. Coronel Mauro mostrou números da 6ª RPM e informou que até os soldados recém ingressados já estão na rua.

A delegada Ana Paula falou a situação caótica da Polícia Civil, que também possui números preocupantes de COVID. O vereador Lauro questionou a legalidade das prefeituras em fazerem suas próprias listas de prioridades. A prefeita Jussara, disse que infelizmente não há amparo legal para isso, e que as prefeituras que estão conseguindo liminar na primeira instância estão perdendo na segunda, e que o correto é seguir o PNI.

O chefe do Estado Maior esclareceu que apesar de seu desejo na vacinação imediata da tropa, a PM como uma instituição legalista, tem como princípio a observação da Lei, e que somente uma mudança no PNI resolveria a questão. O comandante relembrou uma fala do Ministro Pazuello de ontem a tarde, na qual se compromete a vacinar os agentes de segurança a partir de abril. “Apesar da boa notícia ela precisa se materializada com alteração da lista nacional de prioridades de imunização”, afirmou Coronel Eduardo.

"Fechamos a reunião agradecendo o apoio de todos os vereadores e da prefeita municipal que assinaram o manifesto. Estaremos produzindo uma carta padrão, que será repassada a todos os vereadores, para que possam solicitar apoio de seus deputados em Brasília, para alteração do PNI. O manifesto já assinado será encaminhado está semana ao governador e presidente da Assembleia", destaca o vereador Coronel Claret.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...