quinta-feira, 25 de março de 2021

LAVRAS ENTRA NA LUTA PELA VACINAÇÃO DE SERVIDORES DA SEGURANÇA


Segundo dados da Polícia Militar, a taxa de contaminação de Covid-19 na corporação é cerca de 4 vezes maior que a taxa da população mineira. Apesar disso, os servidores da segurança pública estão apenas em 21ª lugar na lista de vacinação do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Na manhã de hoje, quarta-feira, 24, a Associação de Oficiais e o vereador Coronel Claret promoveram uma reunião online com a participação do presidente da entidade, coronel Cirilo; do chefe do Estado Maior da PM, coronel Eduardo; do chefe do Estado Maior do Bombeiro Militar, coronel Erlon; comandante da 6ª Região, coronel Mauro; comandante do Bombeiro em Lavras, capitão Sílvio; da vice-presidente da Associação de Oficiais, coronel Rosângela; dos vereadores Lauro Mesquita e delegada Ana Paula, além da prefeita Jussara Menicuci.

O objetivo da reunião foi solicitar ao governador Romeu Zema e ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, que intercedam pela antecipação da vacinação dos agentes de segurança pública de Minas Gerais.

Após a abertura da reunião pelo coronel Cirilo, o coronel Eduardo falou sobre as ações dos Comandos Gerais da PM e do Bombeiro em Brasília, na tentativa de sensibilizar o Governo Federal sobre a importância da vacinação dos agentes de segurança pública. Segundo, o comandante, enquanto a taxa de positivação de Covid-19 na população mineira é em torno de 5%, na Polícia Militar chega a 18%, e ressaltou que o home office da PM é na rua.

Coronel Erlan ressaltou que os Bombeiros Militares atendem e transportam pacientes com COVID diariamente e que a taxa de contaminação dos militares é altíssima. Coronel Mauro mostrou números da 6ª RPM e informou que até os soldados recém ingressados já estão na rua.

A delegada Ana Paula falou a situação caótica da Polícia Civil, que também possui números preocupantes de COVID. O vereador Lauro questionou a legalidade das prefeituras em fazerem suas próprias listas de prioridades. A prefeita Jussara, disse que infelizmente não há amparo legal para isso, e que as prefeituras que estão conseguindo liminar na primeira instância estão perdendo na segunda, e que o correto é seguir o PNI.

O chefe do Estado Maior esclareceu que apesar de seu desejo na vacinação imediata da tropa, a PM como uma instituição legalista, tem como princípio a observação da Lei, e que somente uma mudança no PNI resolveria a questão. O comandante relembrou uma fala do Ministro Pazuello de ontem a tarde, na qual se compromete a vacinar os agentes de segurança a partir de abril. “Apesar da boa notícia ela precisa se materializada com alteração da lista nacional de prioridades de imunização”, afirmou Coronel Eduardo.

"Fechamos a reunião agradecendo o apoio de todos os vereadores e da prefeita municipal que assinaram o manifesto. Estaremos produzindo uma carta padrão, que será repassada a todos os vereadores, para que possam solicitar apoio de seus deputados em Brasília, para alteração do PNI. O manifesto já assinado será encaminhado está semana ao governador e presidente da Assembleia", destaca o vereador Coronel Claret.

Nenhum comentário: