Pular para o conteúdo principal

LIVE NAS REDES SOCIAIS MARCA O DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Em Lavras, vereadora Rose Oliveira destaca a importância de lembrar está data que neste cenário em que o mundo inteiro passa por uma pandemia


Amanhã, domingo, 21 de março, comemora-se o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, data criada ONU em memória do Massacre de Shaperville ocorrido na África do Sul.

A partir desse evento, a política do apartheid passou a ser criticada pela opinião pública mundial e em 21 de novembro do mesmo ano, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.

Para celebrar está data, diversas organizações, entidades e movimentos, realizarão amanhã, dia 21, um grande ato virtual para entoar no grito de resistência contra o racismo e a política implementada no país pelo Governo Federal. Intitulado de "21M", o evento acontecerá a partir das 16h, nas redes da Frente Brasil Popular.

De acordo com os organizadores do evento, o "estamos vivendo tempos de recrudescimento da cultura do ódio, do assédio sexual, do estupro, do extermínio da juventude negra. O racismo estrutural põem em evidência como corpos negros e periféricos podem ser descartados através da necropolítica e da exclusão das pessoas negras do mundo do trabalho, dos serviços públicos e da convivência social."

Mulher negra, mãe, avó e professora, a vereadora de Lavras, no Sul de Minas, Rose Oliveira (PT) destaca a importância de lembrar está data que neste cenário em que o mundo inteiro passa por uma pandemia, as dificuldades no acesso aos serviços públicos e o racismo institucional são ainda mais agravantes. 

A vereadora destaca ainda que levantar essas questões, com ou sem pandemia, servem para lembrar que o racismo precisa ser enfrentado e combatido com a colaboração de toda a sociedade. Ela está engajada na articulação do "21M" e fará a transmissão do evento pela sua rede social: https://www.facebook.com/roseoliveira13113/

"São as negras e negros que mais têm sofrido com as crises econômica, política, social e sanitária que assolam nosso país. Sendo os sujeitos com maior índice de contaminação e morte por COVID-19. Que mais têm sofrido com o desemprego e a falta do auxílio emergencial", destaca a organização do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...