Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE DIVULGA BALANÇO DA PIRACEMA 2020/2021


Terminado o período da Piracema 2020/2021, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras, no Sul de Minas, apresenta o balanço da operação que teve início em novembro de 2020 e se encerrou dia 28 de fevereiro de 2021. Tal período visa, prioritariamente, propiciar aos peixes uma desova segura para manutenção das espécies nos rios e lagos sob a fiscalização da Sexta Companhia PM do Meio Ambiente (6ª Cia PM MAmb).

Assim, para darmos um melhor suporte a esse fenômeno natural, denominado Piracema, foram desencadeadas diversas ações, dentre elas 48 blitzens em estradas e rodovias, 21 fiscalizações em pontos de comércio de pescado e 175 patrulhas desembarcadas e 34 patrulhas aquáticas, inclusive em conjunto com a Marinha do Brasil, sendo empenhados nos mais variados locais de fiscalização das cidades abrangidas pelas frações de policiamento de meio ambiente.

Das ações realizadas obtivemos resultados positivos, sendo: 29 redes apreendidas (923 metros) e 161 redes recolhidas (3.683 metros); 08 tarrafas apreendidas; 02 embarcações apreendidas; 02 motores de popa apreendidos; 04 covos/jequis apreendidos; 20 ocorrências registradas; 17 autos de infração lavrados; 07 pessoas foram presas por crimes relativos ao período; e 26,2 quilos de pescados apreendidos e doados a entidades filantrópicas, como o caso do Instituto de Acolhimento e Recuperação Eterna Misericórdia, situada na estrada Ponte Alta, sem número, acesso pelo Bairro Novo Horizonte em Lavras (Telefones para contato: 35 3826-0068 /35 9 8868-8243), que muito carecem de ajuda. 

Os demais peixes tiveram que ser descartados por estarem impróprios para o consumo humano de acordo com laudos da vigilância sanitária.

A Polícia do Meio Ambiente enfatiza que o respeito ao período do defeso dos peixes é de suma importância para perpetuação das espécies, de forma que se os peixes forem capturados antes da desova, a ictiofauna não se renova e consequentemente diminui seu quantitativo, com isso causando desequilíbrio e impossibilitando à população do uso dessa riqueza natural.

Informamos, ainda, que a proibição no trecho interditado do rio Grande desde a ponte rodoferroviária de Ribeirão Vermelho até o barramento da Usina Hidroelétrica do Funil (UHE Funil) é permanente para qualquer prática de pesca, conforme a portaria IEF 093/2004

Não compre pescado sem origem, eles podem estar contaminados ou impróprios para o consumo além de você estar contribuindo diretamente com o crime ambiental de captura ilegal. Os pescadores ilegais causam desequilíbrio ambiental e dilapidação do patrimônio natural que pertence a todos nós. Denuncie e ajude a manter nossos rios e lagos com equilíbrio e abundância de peixes.

*Da Assessoria da Sexta Companhia PM do Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...