sexta-feira, 12 de março de 2021

PRÊMIO NATUREZA GERAIS 2020 HOMENAGEIA SCOLFORO POR CIDADANIA AMBIENTAL


O vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, foi agraciado na categoria Melhor Exemplo de Cidadania Ambiental – Pessoa Física do Prêmio Natureza Gerais 2020, concedido pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam MG). A homenagem foi realizada na quarta-feira, 10, em sessão on-line, durante a 189ª Reunião Ordinária do Plenário do Copam.

Ao receber a honraria, Scolforo dedicou-a à comunidade da UFLA. “O melhor exemplo de cidadania ambiental em Minas Gerais reflete um trabalho de conjunto, embora eu o tenha ganho como pessoa física, porque cidadania ambiental não se faz sozinho. Esse prêmio inclui desde as pessoas mais simples, que nos ajudam nas ações de campo, os estudantes que passaram e os que estão na Universidade, os técnicos e docentes, ativos ou aposentados, e uma série de amigos conquistados ao longo da jornada da vida, em que defendi a sensatez, o equilíbrio entre a produção e a questão ambiental”, afirma Scolforo.

Scolforo também ressaltou que, por seu simbolismo, esse foi um dos prêmios que mais o emocionaram na vida, apesar de já ter ganhado muitas distinções. O docente já foi agraciado mais de 60 prêmios em nível estadual, nacional e internacional, destacando-se o Prêmio Frederico de Menezes Veiga da Embrapa, a Medalha da Inconfidência, Medalha Alferes Tiradentes e a Comenda Antônio Secundino de São José.

Para o professor da UFLA e membro do Copam, Luis Antonio Coimbra Borges, a data é muito significativa para a comunidade acadêmica. 

“Fiz minha graduação, mestrado e doutorado na UFLA, e tive o privilégio de ser aluno do professor Scolforo. Grandes conquistas da universidade ficarão para sempre marcadas por sua identidade única, que pode ser desdobrada em várias atividades: professor, pesquisador, extensionista, gestor, empreendedor, captador de recursos e, sobretudo, um homem comprometido com o trabalho e que lutou por uma instituição de ensino para que ela se tornasse a potência que é hoje”.

Ações de destaque
José Roberto Soares Scolforo possui graduação em Engenharia Florestal e mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. É professor da UFLA desde 1983 e ocupou diversos cargos de gestão na Universidade, da qual foi reitor de 2012 a 2020.

Entre as iniciativas ambientais que marcam sua trajetória, destaca-se a idealização do Plano Ambiental e Estruturante da UFLA, que originou três iniciativas responsáveis por uma economia anual de mais de R$ 7 milhões para a Universidade: a Estação de Tratamento de Água, a Estação de Tratamento de Efluentes e o Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos.

O plano também inclui, entre outros, projetos de controle de endemias (dengue, leishmaniose), geração de energia fotovoltaica, coleta seletiva, tratamento de resíduos sólidos, reuso da água da chuva, plantio de árvores e recuperação da vegetação de nascentes. O conjunto de iniciativas posiciona a UFLA como a segunda universidade mais sustentável da América Latina e a 29ª do planeta.

Como reitor da UFLA, Scolforo firmou parceria com o Incra para o cadastro de mais de 7 mil assentamentos de reforma agrária no Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento de implementação do novo Código Florestal, que atende a múltiplas finalidades, com destaque para a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais e o mapeamento da evolução da vegetação nativa.

Scolforo liderou, ainda, o projeto “Plantadores de Rios”, que consiste em um aplicativo interativo com a finalidade de recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d’água, bem como o projeto de manejo sustentado da Candeia (espécie nativa do Cerrado) na Serra da Mantiqueira, que possibilitou maior remuneração aos agricultores da região sem o emprego de práticas predatórias.

Prêmio Natureza Gerais
O Prêmio foi instituído pelo Copam em 2018 e é concedido anualmente com o objetivo de valorizar, reconhecer e divulgar ações e projetos, em execução ou executados, que contribuam, direta ou indiretamente, para a preservação e melhoria da qualidade ambiental no Estado de Minas Gerais, bem como cidadãos com reconhecido histórico de contribuição na defesa e preservação do meio ambiente.

Além do Melhor Exemplo em Cidadania Ambiental, o prêmio inclui mais três categorias: Melhor Ação ou Projeto Ambiental Promovido por Órgãos ou Entidades Públicas; Melhor Ação ou Projeto Ambiental Promovido pela Sociedade Civil, incluindo instituições de ensino privadas, organizações não governamentais e entidades de classe; Melhor Ação ou Projeto Ambiental Promovido pelo Setor Produtivo.

*Por Gláucia Mendes - da DCOM/UFLA

Nenhum comentário: