segunda-feira, 15 de março de 2021

PROJETO 'NOSSA ÁGUA, NOSSO FUTURO' ENTREGA 1º BIODIGESTOR A PRODUTOR HABILITADO EM POUSO ALEGRE


Nessa quarta-feira, 10, a Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, deu início a mais uma etapa do projeto “Nossa Água, Nosso Futuro”: a distribuição de biodigestores. O primeiro equipamento foi entregue a um dos produtores rurais habilitados.

O biodigestor é um compartimento fechado em que ocorre a decomposição de matéria orgânica. “O biodigestor vai melhorar a qualidade da água que a gente vai receber lá na cidade, porque ele vai tratar os dejetos da parte do banheiro da residência. Ele tem uma fermentação anaeróbica que mata 100% das bactérias do esgoto sanitário”, ressalta o engenheiro agrônomo José Leonaldo da Rocha.

O primeiro a receber o biodigestor foi o produtor rural Benedito José Pereira, que afirma ser uma ação importante para o andamento do projeto Nossa Água, Nosso Futuro. “Eu acho muito bom. Agradeço muito. Foi feito cerca, ficou bem feito, e agora mais esse. É uma oportunidade pra gente ter essa ajuda e é muito bom”, diz.

A distribuição dos equipamentos contribui para a adequação ambiental das propriedades rurais, a fim de promover o tratamento de efluentes sanitários e assegurar a qualidade das águas.

Essa fase representa 10% do valor a ser recebido pelo produtor dentro do projeto. “É a parte de saneamento ambiental, que corresponde a 10% do valor que o produtor vai receber no projeto”, acrescenta José Leonaldo.

O Nossa Água, Nosso Futuro é um projeto que possui três metas de adequação ambiental que consistem na cobertura florestal agricultura sustentável e saneamento. Cada produtor habilitado recebe uma quantia mensal para preservar os mananciais, garantindo a qualidade e quantidade das águas da Bacia do Mandú.

O projeto possui parcerias com o Instituto Federal Sul de Minas, Emater, IEF, TNC, Conservador das Águas do Município de Extrema, Câmara Municipal de Pouso Alegre, CODEMA, Plano Conservador da Mantiqueira, SOS Mata Atlântica, WRI Brasil, UICN e Agência Nacional de Águas.

Nenhum comentário: