quinta-feira, 11 de março de 2021

ROTARY CLUB DE LAVRAS HOMENAGEIA MULHERES DA COMUNIDADE E ROTARIANAS PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Nesta última terça-feira, dia 9 de março, os associados do Rotary Club de Lavras, além de um grande número de rotarianos convidados e visitantes da comunidade se reuniram em reunião virtual para homenagear, pelo Dia Internacional da Mulher, mulheres da nossa comunidade, além de rotarianas do próprio clube e, de forma solene e especial, homenagear também a primeira rotariana brasileira eleita governadora distrital no Brasil.

Em função da pandemia o Rotary Club de Lavras, bem como praticamente a totalidade dos clubes de Rotary do Brasil e do mundo tem realizado seus encontros através das plataformas disponibilizadas pela internet. No caso do RCLavras, os rotarianos daquele clube vem usando a plataforma Zoom.

Desta forma, para não deixar passar em branco o Dia Internacional da Mulher, os rotarianos tiveram a honra de receber em sua sala virtual cidadãs – lavrenses ou não – porém, que prestam serviços e atividades de excelência e dignidade na nossa cidade, que receberam, inicialmente de forma virtual mas que, ainda nesta semana receberão fisicamente em suas residências, CERTIFICADOS DE HONRA AO MÉRITO, enaltecendo, assim, suas reais e efetivas contribuições, sejam profissionais, sejam sociais, beneméritas ou familiares.


Assim, foram agraciadas a musicista e artista Azená Oliveira, autora, dentre outras, da melodia do Hino de Lavras; a técnica em enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, Cleide Pereira Aquino de Carvalho, por seu serviço de excelência e por estar atualmente na linha de frente contra o pertinaz vírus Covid-19; a terapeuta e psicóloga Dalvany Divina Silva, por seu trabalho por todos conhecido à frente do Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle; a motorista profissional de ônibus de turismo e intermunicipais Grazielle Aparecida de Oliveira, por sua acuidade, profissionalismo e destemor em não hesitar, em nome de seu próprio bem estar e de seus familiares, em exercer um profissão até hoje tida como quase que 100% masculina; a policial militar Ione Aparecida Piva, por seus relevantes serviços junto à sua corporação e à população em geral, proporcionando com seu serviço, segurança e proteção à comunidade lavrense; e, por fim a “super-mãe” Mirandolina de Jesus, por todos os lavrenses conhecida e que, ao longo de sua vida, proporcionou alento, proteção e perspectiva a nada menos de 25 crianças, crianças por ela adotadas e criadas como filhos. Hoje dona Mirandolina conta com alegria, orgulho e amor que já tem, além das mais de duas dezenas de filhos, outras duas dezenas de netos, ou seja: filhos de seus filhos adotivos.

São mulheres que realmente fizeram e fazem a diferença na comunidade lavrense e merecem ser distinguidas. São elas detentoras de valores morais, profissionais, sociais e éticos irrepreensíveis.

Como dissemos, ainda nesta semana, todas elas receberão em seus lares arranjos florais e os respectivos Certificados de Honra ao Mérito, que reconhece a cada uma, méritos incomensuráveis e relevantes, pelo histórico de vida de cada uma delas. Como disse o presidente Geraldo Bertolucci Júnior durante a reunião zoom, são “distinções espartanas” desprovidas de maiores valores materiais mas, concedidas de forma unânime pelos rotarianos, que desta forma procuram reconhecer e distinguir pessoas realmente diferenciadas na sociedade lavrense.

Mas, não foi só. A noite realmente prometia. Os rotarianos também homenagearam todas as rotarianas do clube, atualmente em número de nove, repassando a cada uma distinção denominada “MÉRITO ROTÁRIO”, por reconhecer nas pessoas das mesmas méritos dignos e destacáveis por seus serviços voluntários dentro das lides rotárias e por seus serviços e procedimentos igualmente dignos junto à sociedade lavrense.

São elas: Ana Paula de Oliveira Cassiano, Ângela Maria Dinalli Sampaio, Carmen Lúcia dos Santos Esteves, Janaína Iracema Moreira, Joyce Alana da Silva Cunha, Lívia Trindade Rodrigues, Maria das Dores Pereira e Silva (Dora), Patrícia Aparecida Elói e Vanda Amâncio Bezerra Mendes.

E teve mais! O Rotary Club de Lavras tinha ainda uma convidada muito especial, especialíssima, para ser mais preciso. Convidada a comparecer ao encontro e, sem saber que seria também homenageada, estava presente à sala virtual a primeira rotariana brasileira eleita governadora distrital do Rotary. Trata-se da companheira Adélia Antonieta Villas, associada ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Guanabara-Galeão, Distrito 4570.

Adélia Villas, detentora de uma simpatia ímpar, de uma sensibilidade marcante e de uma simplicidade somente inerente a grandes mulheres, líderes-servidoras como ela - como dito - sem ter a mínima ideia, foi agraciada com a distinção denominada “MÉRITO ROTÁRIO ESPECIAL”, concedida pelo clube lavrense, por reconhecer em sua pessoa méritos e predicados rotários difíceis de serem até mesmo enumerados, tal a sua invejável folha de serviços já prestada ao rotarismo nacional e até internacional.

A rotariana Adélia Antonieta Villas, musicista por profissão, foi governadora do Distrito 4570 no ano rotário 1998/99, já presidiu dois Rotary Clubs, foi líder de Intercâmbios rotários, representou vários presidentes do Rotary International em diversas Conferências e Assembleias nacionais e internacionais, palestrante em 6 Institutos Rotary e 36 Conferências Distritais e Rotary Clubs, dentre outros feitos.

Por tudo isso o Rotary Club de Lavras, honrado com a presença de tão ilustre rotariana, não poderia deixar passar a data em branco e, aproveitando que a noite era voltada a homenagear as mulheres, dedicou a Adélia a referida comenda.

Por fim, foi ela ainda saudada por outro visitante, o governador 2016/17 do distrito 4730, o médico Armando Zoccola, associado ao Rotary Club de Rio Negro/PR.

Adélia, notadamente emocionada pela distinção teceu diversas palavras de agradecimento, enalteceu as demais homenageadas numas demonstração de humanidade, generosidade e desprendimento somente existente em mulheres realmente diferenciadas como é o caso da principal distinguida e ainda deixou seu tocante testemunho de vida rotária.

O encontro ainda teve a presença do governador 2020/21 do Distrito 4560, companheiro Silveira Umbelino Dantas, associado ao Rotary Club de Varginha, do governador designado para o ano rotário 2022/23 do Distrito 4560, companheiro Fernando Caputo, associado ao Rotary Club de São Tiago e da governadora 2001/2002 do Distrito 4560, companheira Patrícia de Castro Nogueira, a primeira mulher governadora distrital do referido Distrito e associada ao Rotary Club de Itaúna, além de vários outros convidados, visitantes e rotarianos do Rotary Club de Lavras e de vários outros clubes rotários do Brasil.

Foi, sem dúvida alguma, uma noite memorável e que já entrou para os anais rotários do clube lavrense!

*Por Rotary Club de Lavras 

Nenhum comentário: