Pular para o conteúdo principal

ROTARY CLUB DE LAVRAS HOMENAGEIA MULHERES DA COMUNIDADE E ROTARIANAS PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Nesta última terça-feira, dia 9 de março, os associados do Rotary Club de Lavras, além de um grande número de rotarianos convidados e visitantes da comunidade se reuniram em reunião virtual para homenagear, pelo Dia Internacional da Mulher, mulheres da nossa comunidade, além de rotarianas do próprio clube e, de forma solene e especial, homenagear também a primeira rotariana brasileira eleita governadora distrital no Brasil.

Em função da pandemia o Rotary Club de Lavras, bem como praticamente a totalidade dos clubes de Rotary do Brasil e do mundo tem realizado seus encontros através das plataformas disponibilizadas pela internet. No caso do RCLavras, os rotarianos daquele clube vem usando a plataforma Zoom.

Desta forma, para não deixar passar em branco o Dia Internacional da Mulher, os rotarianos tiveram a honra de receber em sua sala virtual cidadãs – lavrenses ou não – porém, que prestam serviços e atividades de excelência e dignidade na nossa cidade, que receberam, inicialmente de forma virtual mas que, ainda nesta semana receberão fisicamente em suas residências, CERTIFICADOS DE HONRA AO MÉRITO, enaltecendo, assim, suas reais e efetivas contribuições, sejam profissionais, sejam sociais, beneméritas ou familiares.


Assim, foram agraciadas a musicista e artista Azená Oliveira, autora, dentre outras, da melodia do Hino de Lavras; a técnica em enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, Cleide Pereira Aquino de Carvalho, por seu serviço de excelência e por estar atualmente na linha de frente contra o pertinaz vírus Covid-19; a terapeuta e psicóloga Dalvany Divina Silva, por seu trabalho por todos conhecido à frente do Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle; a motorista profissional de ônibus de turismo e intermunicipais Grazielle Aparecida de Oliveira, por sua acuidade, profissionalismo e destemor em não hesitar, em nome de seu próprio bem estar e de seus familiares, em exercer um profissão até hoje tida como quase que 100% masculina; a policial militar Ione Aparecida Piva, por seus relevantes serviços junto à sua corporação e à população em geral, proporcionando com seu serviço, segurança e proteção à comunidade lavrense; e, por fim a “super-mãe” Mirandolina de Jesus, por todos os lavrenses conhecida e que, ao longo de sua vida, proporcionou alento, proteção e perspectiva a nada menos de 25 crianças, crianças por ela adotadas e criadas como filhos. Hoje dona Mirandolina conta com alegria, orgulho e amor que já tem, além das mais de duas dezenas de filhos, outras duas dezenas de netos, ou seja: filhos de seus filhos adotivos.

São mulheres que realmente fizeram e fazem a diferença na comunidade lavrense e merecem ser distinguidas. São elas detentoras de valores morais, profissionais, sociais e éticos irrepreensíveis.

Como dissemos, ainda nesta semana, todas elas receberão em seus lares arranjos florais e os respectivos Certificados de Honra ao Mérito, que reconhece a cada uma, méritos incomensuráveis e relevantes, pelo histórico de vida de cada uma delas. Como disse o presidente Geraldo Bertolucci Júnior durante a reunião zoom, são “distinções espartanas” desprovidas de maiores valores materiais mas, concedidas de forma unânime pelos rotarianos, que desta forma procuram reconhecer e distinguir pessoas realmente diferenciadas na sociedade lavrense.

Mas, não foi só. A noite realmente prometia. Os rotarianos também homenagearam todas as rotarianas do clube, atualmente em número de nove, repassando a cada uma distinção denominada “MÉRITO ROTÁRIO”, por reconhecer nas pessoas das mesmas méritos dignos e destacáveis por seus serviços voluntários dentro das lides rotárias e por seus serviços e procedimentos igualmente dignos junto à sociedade lavrense.

São elas: Ana Paula de Oliveira Cassiano, Ângela Maria Dinalli Sampaio, Carmen Lúcia dos Santos Esteves, Janaína Iracema Moreira, Joyce Alana da Silva Cunha, Lívia Trindade Rodrigues, Maria das Dores Pereira e Silva (Dora), Patrícia Aparecida Elói e Vanda Amâncio Bezerra Mendes.

E teve mais! O Rotary Club de Lavras tinha ainda uma convidada muito especial, especialíssima, para ser mais preciso. Convidada a comparecer ao encontro e, sem saber que seria também homenageada, estava presente à sala virtual a primeira rotariana brasileira eleita governadora distrital do Rotary. Trata-se da companheira Adélia Antonieta Villas, associada ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Guanabara-Galeão, Distrito 4570.

Adélia Villas, detentora de uma simpatia ímpar, de uma sensibilidade marcante e de uma simplicidade somente inerente a grandes mulheres, líderes-servidoras como ela - como dito - sem ter a mínima ideia, foi agraciada com a distinção denominada “MÉRITO ROTÁRIO ESPECIAL”, concedida pelo clube lavrense, por reconhecer em sua pessoa méritos e predicados rotários difíceis de serem até mesmo enumerados, tal a sua invejável folha de serviços já prestada ao rotarismo nacional e até internacional.

A rotariana Adélia Antonieta Villas, musicista por profissão, foi governadora do Distrito 4570 no ano rotário 1998/99, já presidiu dois Rotary Clubs, foi líder de Intercâmbios rotários, representou vários presidentes do Rotary International em diversas Conferências e Assembleias nacionais e internacionais, palestrante em 6 Institutos Rotary e 36 Conferências Distritais e Rotary Clubs, dentre outros feitos.

Por tudo isso o Rotary Club de Lavras, honrado com a presença de tão ilustre rotariana, não poderia deixar passar a data em branco e, aproveitando que a noite era voltada a homenagear as mulheres, dedicou a Adélia a referida comenda.

Por fim, foi ela ainda saudada por outro visitante, o governador 2016/17 do distrito 4730, o médico Armando Zoccola, associado ao Rotary Club de Rio Negro/PR.

Adélia, notadamente emocionada pela distinção teceu diversas palavras de agradecimento, enalteceu as demais homenageadas numas demonstração de humanidade, generosidade e desprendimento somente existente em mulheres realmente diferenciadas como é o caso da principal distinguida e ainda deixou seu tocante testemunho de vida rotária.

O encontro ainda teve a presença do governador 2020/21 do Distrito 4560, companheiro Silveira Umbelino Dantas, associado ao Rotary Club de Varginha, do governador designado para o ano rotário 2022/23 do Distrito 4560, companheiro Fernando Caputo, associado ao Rotary Club de São Tiago e da governadora 2001/2002 do Distrito 4560, companheira Patrícia de Castro Nogueira, a primeira mulher governadora distrital do referido Distrito e associada ao Rotary Club de Itaúna, além de vários outros convidados, visitantes e rotarianos do Rotary Club de Lavras e de vários outros clubes rotários do Brasil.

Foi, sem dúvida alguma, uma noite memorável e que já entrou para os anais rotários do clube lavrense!

*Por Rotary Club de Lavras 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.