Pular para o conteúdo principal

UFLA É A 8ª FEDERAL DO PAÍS E A 2º DO ESTADO NO RANKING QUE CLASSIFICA AS MELHORES UNIVERSIDADES DE NAÇÕES EMERGENTES


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é a 8ª melhor instituição federal brasileira de ensino superior, segundo o Emerging Economies University Rankings 2021 da revista britânica Times Higher Education (THE), e a 2ª entre as universidades mineiras.

Nesta edição, a UFLA obteve melhorias em quatro dos cinco critérios do ranking, sendo eles: Overall (geral); Citations (citações); International Outlook (perspectiva internacional); Research (pesquisa) e Teaching (ensino). A UFLA se manteve na faixa 301-350, no total de 606 universidades de 48 países (na edição anterior eram 533 universidades e 47 países).

The Times Higher Education World University Rankings avalia as universidades de pesquisa intensiva em todas as suas missões principais. O Emerging Economies University Rankings usa os mesmos indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas. Inclui apenas instituições em países ou regiões classificadas como “emergentes avançados”, “emergentes secundários” ou “fronteira”.

De acordo com o diretor de relações internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun, a melhoria nos quatro indicadores é um reflexo do aumento de investimento financeiro nas ações de ensino e pesquisa, bem como, a manutenção em investimentos nas publicações em revistas internacionais de alto impacto, resultando no maior número de citações. 

Essas pesquisas contaram com uma maior participação de pesquisadores internacionais colaborando efetivamente nas publicações em revistas de alto impacto. Como resultado alcança-se uma maior visibilidade da UFLA no âmbito internacional, refletindo numa melhor reputação da instituição no mundo acadêmico.

“Apesar das dificuldades enfrentadas no último ano e do aumento do número de instituições de ensino participantes, a UFLA mantém a sua classificação no ranking e continua como a segunda melhor em Minas Gerais. Vale ressaltar que, apesar da manutenção da classificação, a UFLA melhorou em 4 dos 5 critérios avaliados. Além disso, é possível verificar que a Política de Internacionalização alinhada ao PDI segue contribuindo para essa melhoria”, comenta Chalfun.

Indicadores de desempenho

Ensino (ambiente de aprendizagem) - 30%

  • Pesquisa de reputação: 15%
  • Proporção de funcionários para alunos: 4,5%
  • Proporção de doutorado para bacharelado: 2,25%
  • Proporção de doutorado / equipe acadêmica: 6%
  • Renda institucional: 2,25%

A Pesquisa de Reputação Acadêmica, que sustenta esta categoria, foi realizada entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020. Ela examinou o prestígio percebido das instituições no ensino.

Pesquisa (volume, receita e reputação) - 30%

  • Pesquisa de reputação: 18%
  • Renda de pesquisa: 6%
  • Produtividade da pesquisa: 6% 

O indicador mais proeminente nesta categoria analisa a reputação de uma universidade de excelência em pesquisa entre seus pares.

Citações (influência da pesquisa) - 20%

As citações ajudam a mostrar o quanto cada universidade está contribuindo para a soma do conhecimento humano: elas dizem quais pesquisas se destacaram, foram escolhidas e desenvolvidas por outros acadêmicos e, o mais importante, foram compartilhadas em torno do acadêmico global.

Perspectiva internacional (funcionários, alunos, pesquisa) - 10%

  • Proporção de estudantes internacionais: 3,3%
  • Proporção de pessoal internacional: 3,3%
  • Colaboração internacional: 3,4%
A capacidade de uma universidade de atrair alunos de graduação, pós-graduação e professores de todo o planeta é a chave para seu sucesso no cenário mundial.

Renda da indústria (transferência de conhecimento) - 10%
A capacidade de uma universidade de ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria tornou-se uma missão central da academia global contemporânea. Esta categoria busca capturar essa atividade de transferência de conhecimento, observando a receita de pesquisa que uma instituição obtém da indústria, comparada com o número de professores que ela emprega.

Exclusões
As universidades são excluídas dos Rankings de Universidades de Economias Emergentes se não lecionarem para alunos de graduação ou se sua produção de pesquisa totalizou menos de 1.000 artigos entre 2015 e 2019 (e um mínimo de 150 por ano). As universidades também podem ser excluídas se 80% ou mais de sua produção de pesquisa for exclusivamente em uma das 11 áreas temáticas.

*Por Camila Caetano - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.