Pular para o conteúdo principal

CENTENÁRIO DO GOLEIRO BARBOSA É LEMBRADO EM MUZAMBINHO


Barbosa o goleiro injustiçado faria 100 anos .Se estivesse vivo o goleiro Barbosa estaria completando 100 anos. Na Casa da Cultura Dr. Lycurgo Leite tem uma homenagem permanente ao atleta que são as traves do estádio carioca do Maracanã, que foram o cenário da final da copa de 1950.

O goleiro Moacir Barbosa mais conhecido como Barbosa nasceu em Campinas, no dia 27 de março de 1921 e faleceu em Praia Grande, 7 de abril de 2000, foi um futebolista brasileiro que atuou como goleiro injustiçado, explica a filha Tereza Borba. Teré, já esteve em Muzambinho, percorreu os times de futebol amador do município e abriu a exposição que homenageou o pai ‘tenho por Muzambinho um carinho enorme, nesta data do centenário dei muitas entrevistas falando sobre a importância que a cidade mineira tem na preservação histórica das traves e da história do fubebol do país,’ disse a filha.

‘Embora tenha sido considerado um dos maiores goleiros de sua época, Barbosa é mais lembrado por sua participação na derrota da seleção brasileira na final da copa do mundo de 1950, contra o Uruguai, em particular pelo segundo gol uruguaio, marcado por Alcides Ghiggia. O goleiro Barbosa foi acusado de ter falhado ao levar o gol da derrota, um injustiça diante da grandiosidade do profissional que era, explica Tereza.

José Otaviano Sales, pai do contador Célio Sales, foi um dos responsáveis por levar as peças do Maracanã para o município, na época, explica Célio, meu pai, e o prefeito da eram amigos do administrador do estádio no Rio de Janeiro e ficaram sabendo que o poder público iria substituir as molduras. Os dois pediram as traves, no fim da década de 1950, e o responsável pela associação, que se chamava Urias Antônio Oliveira, concordou em doá-las. Um senhor daqui cedeu o caminhão e a viagem, de ida e volta, durou 17 dias, pois boa parte da estrada era de terra Foram quase 530 quilômetros de chão, conta Célio.

‘Barbosa morreu de tristeza por ser considerado o motivo da derrota brasileira. Após a copa do mundo de 1950, ele retornou ao Vasco da Gama, onde foi ovacionado por ser uma referência na história do time, porém a nação brasileira sempre o crucificou pelo gol sofrido na copa do mundo de 1950, e Muzambinho ao contrário fez uma homenagem permanente com a preservação das traves na sala Milton Neves. Chegar a ser goleiro da seleção é o sonho de todo jogador de futebol, ‘conta a filha

Para Wilsinho Lima, o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, "contece que no final da década de 1950, a Fifa determinou que as traves dos grandes estádios, ainda quadradas e de madeira, fossem substituídas pelas mais modernas, arredondadas e de ferro. 

Sabendo disso, Joaquim Teixeira Neto, então prefeito de Muzambinho, ligou para Urias de Oliveira, seu cunhado e influente diretor da ADEM, órgão que administrava o Maracanã, e pediu a doação das traves. Como elas realmente seriam descartadas, o prefeito conseguiu efetivar a doação das traves e quando forma substituídas no Antonio Milhão, vieram para a Casa da Cultura, onde estão preservadas", relata o secretário.

Linha do tempo

1950
As traves estão na partida mais trágica da Seleção Brasileira: derrota para o Uruguai por 2 a 1

1958
As balizas são levadas do Rio de Janeiro para Muzambinho, no Sul de Minas

1960
As traves são “inauguradas” na cidade, num amistoso em que o time local perdeu de 12 a 0 para o Olaria (RJ)

2000
Uma das traves foi restaurada e levada para a Casa de Cultura de Muzambinho

2014
A UFLA recebe um fragmento das traves para descobrir qual é a espécie da madeira

Serviço
Exposição Permanente das traves do Maracanã
Local: Casa da Cultura Dr. Lycurgo Leite Rua Tiradentes, 264
Horário: das 8;00 as 17;00 de segunda a sexta-feira.

*Da assessoria da Prefeitura de Muzambinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.