Pular para o conteúdo principal

COM O FAPI, SUA EMPRESA FICA POR DENTRO DAS MELHORES PRÁTICAS

A SEMAD, PMMG e FIEMG, desenvolvem um programa para difundir as melhores práticas ambientais e a regularização das indústrias

O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), tem como objetivo informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.

“O FAPI visa ampliar a competitividade da indústria, aliando-a a regularização ambiental”, afirma Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG. “É a oportunidade também de se empreender com as melhores práticas ambientais”, ressalta.

Os analistas ambientais da FIEMG, quando solicitados pelas empresas, farão a verificação da situação atual da atividade, e a elaboração de um plano de ação para regularizar e adequar o sistema de gestão ambiental do empreendimento às legislações ambientais aplicáveis. 

Na Regional Centro-Oeste, o evento, que será totalmente online, acontece no dia 13 de maio, das 9h às 11h30 e as inscrições são gratuitas. 

O analista de Meio Ambiente, Túlio de Sá, se coloca à disposição para esclarecer dúvidas dos empresários. 

“O empreendedor poderá acessar a Plataforma FAPI e realizar sua inscrição para participação nos Workshops Orientativos. dias após os workshops, a SEMAD e a PMMG darão início a fiscalização ambiental preventiva”, esclareceu o analista.

As empresas que aderirem ao FAPI terão acesso ao Selo Digital de empresa participante, após comprovada as adequações ambientais necessárias.

Ainda de acordo com o analista ambiental, a SEMAD e a PMMG, com base em seus planejamentos anuais estratégicos, selecionam os setores ou atividades industriais específicas para a fiscalização ambiental preventiva. 

Para 2021, foram escolhidas as atividades de tratamento químico de madeira, fabricação de cerveja, fabricação de sucos e refrigerantes, abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos.

Quer saber mais sobre o FAPI? Clique neste link e saiba tudo o que o programa tem a oferecer.

*Com Gracielle Castro -  FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/