Pular para o conteúdo principal

MACHADO: CERVART GANHA DESTAQUE COM APROVAÇÃO DE LEI MUNICIPAL PARA APOIO ÀS MICROCERVEJARIAS


O fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart), o professor do Campus Machado, Alex Uzeda Magalhães, ajudou a dar corpo ao projeto do vereador Robson Amano e do vereador Cleber Gonçalves, que pretende oferecer apoio às microcervejarias artesanais e caseiras em Machado do IFSULDEMINAS. Com a aprovação da lei, a ideia é de que uma incubadora de empresas possa dar fôlego a este mercado.

As cervejas artesanais são resultado de um processo de produção minucioso e em menor escala, no qual se preza pela qualidade e personalização. Para que cada etapa seja respeitada e traga o resultado esperado, um mestre cervejeiro acompanha todo o procedimento e se certifica de que os aromas e sabores estão de acordo com as expectativas. Ao contrário das cervejas industrializadas, onde o foco é a produção em larga escala e através de processos, como a filtração e pasteurização.

Desde 2018, o Campus Machado forma mestres cervejeiros por meio de cursos de extensão. Cervejeiro Básico, Cervejeiro Avançado, Defeitos em Cerveja e Sommelier de Cerveja foram as capacitações oferecidas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Alguns profissionais formados pelos cursos na área de Alimentos também se dedicaram aos estudos coordenados pelo professor Alex e ingressaram no grupo de estudos Cervart.


Este foi o caso do ex-aluno Rafael Ribeiro Fortes que atualmente trabalha na Cervejaria Virtus, localizada na cidade de Poços de Caldas. No início do curso, Rafael se dedicava a pesquisas e estudos no processamento de alimentos de origem não vegetal, mas ao longo do caminho se interessou pelos estudos em cervejas artesanais e passou a integrar o grupo. Ele conta que foi onde aprendeu a produzir cerveja, técnicas de fermentação e aproveitamento de leveduras. Terminou o curso em 2019 e, no ano seguinte, conseguiu emprego na Cervejaria Artesanal Virtus. “Sempre apreciei cerveja”, conta.

Para o professor Alex, as cervejarias artesanais têm maior potencial para gerar empregos aos profissionais formados pelo curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do que as grandes cervejarias. “Por isso a importância de termos uma Cervejaria Incubadora de Empresas para fomentar pequenos negócios em Machado”, comentou.

Mesmo em um cenário de crise econômica, o professor acredita que algumas soluções já estão sendo propostas pelo setor. 

 “É impressionante como o pessoal vai se adaptando, criando novas possibilidades de comercialização, se adequando a novos estilos, conhecendo melhor o mercado. O delivery está sendo legal, a customização de cerveja, um negócio que eu sempre acreditei para as cervejarias pequenas, a possibilidade de terceirizar a produção, abrindo para pequenos produtores mesmo!”, comentou.

Cervejaria-escola
Nos últimos anos, o local onde os estudos e experimentos cervejeiros são realizados passou por reformas que melhoraram sua infraestrutura. Além da ampliação e melhorias, em 2020, o Ministério da Educação investiu em equipamentos e materiais para a produção de álcool em gel, visando o combate à pandemia do novo coronavírus. 

Estes equipamentos passam a compor o laboratório de destilação, possibilitando a ampliação da produção do setor. Atualmente, o Cervart conta com mais de 100 participantes, muitos alunos do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, mas também de outros cursos do Campus Machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...