quinta-feira, 29 de abril de 2021

MACHADO: CERVART GANHA DESTAQUE COM APROVAÇÃO DE LEI MUNICIPAL PARA APOIO ÀS MICROCERVEJARIAS


O fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart), o professor do Campus Machado, Alex Uzeda Magalhães, ajudou a dar corpo ao projeto do vereador Robson Amano e do vereador Cleber Gonçalves, que pretende oferecer apoio às microcervejarias artesanais e caseiras em Machado do IFSULDEMINAS. Com a aprovação da lei, a ideia é de que uma incubadora de empresas possa dar fôlego a este mercado.

As cervejas artesanais são resultado de um processo de produção minucioso e em menor escala, no qual se preza pela qualidade e personalização. Para que cada etapa seja respeitada e traga o resultado esperado, um mestre cervejeiro acompanha todo o procedimento e se certifica de que os aromas e sabores estão de acordo com as expectativas. Ao contrário das cervejas industrializadas, onde o foco é a produção em larga escala e através de processos, como a filtração e pasteurização.

Desde 2018, o Campus Machado forma mestres cervejeiros por meio de cursos de extensão. Cervejeiro Básico, Cervejeiro Avançado, Defeitos em Cerveja e Sommelier de Cerveja foram as capacitações oferecidas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Alguns profissionais formados pelos cursos na área de Alimentos também se dedicaram aos estudos coordenados pelo professor Alex e ingressaram no grupo de estudos Cervart.


Este foi o caso do ex-aluno Rafael Ribeiro Fortes que atualmente trabalha na Cervejaria Virtus, localizada na cidade de Poços de Caldas. No início do curso, Rafael se dedicava a pesquisas e estudos no processamento de alimentos de origem não vegetal, mas ao longo do caminho se interessou pelos estudos em cervejas artesanais e passou a integrar o grupo. Ele conta que foi onde aprendeu a produzir cerveja, técnicas de fermentação e aproveitamento de leveduras. Terminou o curso em 2019 e, no ano seguinte, conseguiu emprego na Cervejaria Artesanal Virtus. “Sempre apreciei cerveja”, conta.

Para o professor Alex, as cervejarias artesanais têm maior potencial para gerar empregos aos profissionais formados pelo curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do que as grandes cervejarias. “Por isso a importância de termos uma Cervejaria Incubadora de Empresas para fomentar pequenos negócios em Machado”, comentou.

Mesmo em um cenário de crise econômica, o professor acredita que algumas soluções já estão sendo propostas pelo setor. 

 “É impressionante como o pessoal vai se adaptando, criando novas possibilidades de comercialização, se adequando a novos estilos, conhecendo melhor o mercado. O delivery está sendo legal, a customização de cerveja, um negócio que eu sempre acreditei para as cervejarias pequenas, a possibilidade de terceirizar a produção, abrindo para pequenos produtores mesmo!”, comentou.

Cervejaria-escola
Nos últimos anos, o local onde os estudos e experimentos cervejeiros são realizados passou por reformas que melhoraram sua infraestrutura. Além da ampliação e melhorias, em 2020, o Ministério da Educação investiu em equipamentos e materiais para a produção de álcool em gel, visando o combate à pandemia do novo coronavírus. 

Estes equipamentos passam a compor o laboratório de destilação, possibilitando a ampliação da produção do setor. Atualmente, o Cervart conta com mais de 100 participantes, muitos alunos do curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, mas também de outros cursos do Campus Machado.

Nenhum comentário: