Pular para o conteúdo principal

NESTE FINAL DE SEMANA TEM FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO, EDIÇÃO MINAS GERAIS

Graziele Raposo e Rafael Silva no ensaio Geral para o Festival Nacional da Canção edição MG

Pela primeira vez em 51 anos o Festival Nacional da Canção (Fenac), considerado o maior festival do gênero no Brasil, dedica uma edição especial para os mineiros. Nos próximos dias 23 e 24 de abril, a partir de 20 horas, acontecerá a edição Minas Gerais na qual serão apresentadas 20 músicas, de forma on-line, pelo Youtube e Facebook do festival.

As composições foram selecionadas dentre 614 inscritas e cada uma delas será premiada com R$1.500,00 e com a classificação para o próximo Fenac presencial. A edição dos mineiros foi criada para completar as comemorações do cinquentenário do festival e dos 300 anos de Minas Gerais. Somente mineiros ou compositores residentes no Estado há mais de um ano puderam participar.

O festival é responsável por abrir portas para músicos e compositores, tornando-se um dos principais palcos para novos talentos da música brasileira. Na última edição presencial, em 2019, o evento tornou-se internacional, com parte das músicas sendo apresentadas on-line. Cerca de 150 composições do exterior foram inscritas, todas com as letras em português, e uma delas, da Ucrânia, ficou com um dos principais prêmios. 

 A edição Minas Gerais recebeu inscrições de todas as regiões do Estado “a qualidade musical impressionou toda comissão julgadora formada por profissionais da comunicação e da música. Eles tiveram dificuldades em classificar apenas 20 canções”, ressalta o idealizador do festival, Gleizer Naves.

Dentre as novidades que serão apresentadas durante o evento está um show dos compositores e intérpretes Cláudio Venturini (14 Bis) e Adriano Kamy, que apresentarão 7 músicas conhecidas do público. 

O evento mostrará, ainda, um cenário 100% virtual com uma tecnologia inovadora entre os festivais de música no Brasil. Esta edição única e especial tem apoio da Secult e Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Os organizadores estão anunciando para setembro a 51ª edição do evento que voltará a ocorrer, ainda no formato on-line, com inscrições em âmbito internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.