quinta-feira, 8 de abril de 2021

OUSEUSE ADERE AO MOVIMENTO FASHION REVOLUTION

Ouseuse participa do Movimento Fashion Revolution

No dia 24 de abril de 2013, uma tragédia chacoalhou o mundo da moda: o edifício Rana Plaza, em Bangladesh, desabou, matando mais de 1.100 trabalhadores e ferindo outros 2.500. Esse edifício abrigava várias confecções, e muitas delas prestavam serviços para grandes marcas mundiais da moda. A tragédia revelou ao mundo o lado obscuro da indústria da moda internacional: as condições degradantes de trabalho aliadas à insegurança estrutural desses locais.

Após essa tragédia, um conselho global de profissionais da moda surgiu com o objetivo de mudar essa realidade. O Fashion Revolution, portanto, é mais do que uma ideia: tem o propósito de ser um movimento de transformação para que a moda não explore pessoas ou destrua o planeta terra. Esse movimento global congrega cidadãos, indústria e legisladores e trabalha por meio de pesquisa, educação e defesa de direitos.

Sobretudo, o Fashion Revolution acredita na transformação positiva da moda, e tem como principais objetivosconscientizar sobre os impactos socioambientais do setor, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade. Afinal, a indústria da moda envolve milhares de pessoas, em todas as etapas da cadeia de produção e consumo: das plantações de algodão ao descarte pós-consumo.

O Fashion Revolution está presente em mais de 100 países e desenvolve ações que incentivam os consumidores a questionarem suas marcas favoritas e os convidam a uma reflexão. A campanha #QuemFezMinhasRoupas é um convite à conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, da produção ao consumo.

Por adotar políticas sociais e ambientais em sua produção de moda íntima, a Ouseuse, maior empresa do setor do polo de Juruaia, no Sudoeste de Minas, faz parte do Fashion Revolution. 

“A Ouseuse, desde sempre, é uma empresa que se preocupa com seus colaboradores e com o seu bem-estar. Sempre cuidamos, incentivamos e valorizamos os colaboradores e, sobretudo, contribuímos para a comunidade como um todo. Essa premissa faz parte do objetivo da marca em ser solução ao oferecer conforto, ajudar as mulheres a compor o seu look, transformarem-nas em donas de si mesmas e promover oportunidade de negócios ao oferecer independência financeira. A empresa nasceu com o propósito de servir e fazer a diferença na vida das pessoas, seja de forma direta ou indireta”, explica Rosana Marques, diretora executiva da marca.

Com 100 funcionários diretos e outros 200 indiretos, a Ouseuse produz 70 mil peças/mês e abastece cerca de 70 lojistas e 350 revendedoras por mês. Com mais de 25 anos no mercado têxtil, está presente em todos os estados brasileiros e também em países como Portugal, Alemanha, França, EUA, Grécia, Bolívia, Chile e Japão.

“O crescimento da Ouseuse não se deu apenas pela vontade de vencer, mas, sobretudo, por acreditar que a moda pode ser sustentável. Os colaboradores, de forma natural, comungaram com as nossas ideias e reconhecemos que o sucesso da marca se deve, também, a essa sinergia com as pessoas que nos ajudam todos os dias”, diz Marques.

Nas áreas social e ambiental a Ouseuse também faz a sua parte. O Amigas do Peito, o Amiga Recicla e o Embalagem do Bem são exemplos de projetos socioambientais desenvolvidos pela empresa. “Praticamos, de forma consciente, redução de lixo, reaproveitamento de retalhos e muitas outras condutas. O mais importante é que são ações cotidianas e não pontuais”.

A Ouseuse apoia o Fashion Revolution, sobretudo, por praticar, desde o início de suas atividades, todas as ideias defendidas pelo Movimento. “Como eu já disse, acredito que uma empresa de moda pode ter uma relação benéfica com todas as pessoas e setores que dela fazem parte. Isso cria uma confiança muito grande e, em consequência, as responsabilidades se tornam naturais e gratificantes”, finaliza a diretora executiva.

Nenhum comentário: