Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS REALIZADO PELA 6ª RPM E UFLA FOI UM SUCESSO


Na tarde de ontem, dia 15 de abril, em comemoração ao “Dia do Solo”, centenas de pessoas inscritas puderam participar do Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos e dos debates sobre o tema "Problemas atuais X Soluções e boas práticas".

Considerando o período pandêmico o evento foi realizado por meio virtual na plataforma do YouTube, no canal da ARPA Rio Grande, sendo que os participantes se cadastraram e se inscreveram no sistema SIG da UFLA, entidade que deu o suporte técnico para o evento.

Foram proferidas palestras pelos seguintes órgãos: Ministério Público Estadual (Coordenadoria das Promotorias Bacia do Rio Grande); Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM SUL/MG); Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Além de palestrantes da própria Polícia Militar de Meio Ambiente (6ª Cia PM MAmb) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Durante a realização do evento mais de 200 pessoas ficaram logadas, e até o encerramento já havia mais de 500 visualizações.

O evento idealizado pelo tenente Emerson Ludgero, comandante do Pelotão de Meio Ambiente de Lavras, em consonância com a equipe de trabalho e outros órgãos envolvidos, visou levar conhecimento técnico e prático para população, em especial para as prefeituras, para alunos de cursos ligados ao meio ambiente, administração e direto, bem como a toda sociedade, pois a questão do lixo urbano afeta a todos de forma geral.

Assim, a organização do evento vem agradecer a todos os envolvidos no projeto, palestrantes, patrocinadores (Verde Campo, Jeito Caseiro, Profix Comunicação Visual), colaboradores, equipe técnica, e em especial, a todos os cidadãos participantes que dispuseram seu tempo para poder realizar essa valiosa troca de conhecimento e experiências.

Esse tipo de ação dissemina o conhecimento, e melhora a forma de atuação por parte das pessoas que estão direta e indiretamente ligadas ao tema, assim, trazendo significativa melhoria na qualidade de vida da sociedade. Dessa forma, novos eventos poderão ser realizados por meio dessa tão bem-sucedida, positiva e eficiente parceria entre órgãos estaduais de segurança, de regularização e fiscalização, Ministério Público, meio acadêmico e iniciativa privada.

*Com informações da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...