Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS REALIZADO PELA 6ª RPM E UFLA FOI UM SUCESSO


Na tarde de ontem, dia 15 de abril, em comemoração ao “Dia do Solo”, centenas de pessoas inscritas puderam participar do Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos e dos debates sobre o tema "Problemas atuais X Soluções e boas práticas".

Considerando o período pandêmico o evento foi realizado por meio virtual na plataforma do YouTube, no canal da ARPA Rio Grande, sendo que os participantes se cadastraram e se inscreveram no sistema SIG da UFLA, entidade que deu o suporte técnico para o evento.

Foram proferidas palestras pelos seguintes órgãos: Ministério Público Estadual (Coordenadoria das Promotorias Bacia do Rio Grande); Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM SUL/MG); Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Além de palestrantes da própria Polícia Militar de Meio Ambiente (6ª Cia PM MAmb) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Durante a realização do evento mais de 200 pessoas ficaram logadas, e até o encerramento já havia mais de 500 visualizações.

O evento idealizado pelo tenente Emerson Ludgero, comandante do Pelotão de Meio Ambiente de Lavras, em consonância com a equipe de trabalho e outros órgãos envolvidos, visou levar conhecimento técnico e prático para população, em especial para as prefeituras, para alunos de cursos ligados ao meio ambiente, administração e direto, bem como a toda sociedade, pois a questão do lixo urbano afeta a todos de forma geral.

Assim, a organização do evento vem agradecer a todos os envolvidos no projeto, palestrantes, patrocinadores (Verde Campo, Jeito Caseiro, Profix Comunicação Visual), colaboradores, equipe técnica, e em especial, a todos os cidadãos participantes que dispuseram seu tempo para poder realizar essa valiosa troca de conhecimento e experiências.

Esse tipo de ação dissemina o conhecimento, e melhora a forma de atuação por parte das pessoas que estão direta e indiretamente ligadas ao tema, assim, trazendo significativa melhoria na qualidade de vida da sociedade. Dessa forma, novos eventos poderão ser realizados por meio dessa tão bem-sucedida, positiva e eficiente parceria entre órgãos estaduais de segurança, de regularização e fiscalização, Ministério Público, meio acadêmico e iniciativa privada.

*Com informações da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.