Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG IMPLANTA SISTEMA REGENERATIVO URBANO EM VARGINHA

O SRU Varginha está implantado em uma área de 7.200 m2 no Campus da UNIFAL-MG em Varginha

Uma ação envolvendo docentes, discentes, técnicos e parceiros institucionais externos, prepara uma grande intervenção socioecológica no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) de Varginha, no Sul de Minas. Essa ação transformativa, intitulada “Cultivando Sistemas Regenerativos Urbanos da UNIFAL-MG” (SRU Varginha), prevê a implementação de um sistema regenerativo com aproximadamente 7.200 m2 de área, uma floresta comestível com 800 unidades de plantas distribuídas em 120 espécies distintas, com alta capacidade nutricional e em sua maioria, raras no mercado tradicional.

O reitor Sandro Cerveira e o vice-reitor Alessandro Pereira participaram do plantio no SRU Varginha juntamente com o coordenador da ação Fabrício Casarejos

Ação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Gestado Pública e Sociedade (PPGPS) e arquitetada pela rede internacional Interdisciplinary Center for the Unknown – fostering global sustainability through imagination and futures studies (ICU). 

Aprovada pelo Conselho de Direção do Campus Varginha (Condir) e pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) em agosto do ano passado, a coordenação é dos professores Fabricio Casarejos e Everton Rodrigues da Silva, com apoio da professora Lora dos Anjos Rodrigues, todos do PPGPS, e objetiva proporcionar uma plataforma sistêmica e transdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão voltada ao pensamento regenerativo à ciência da sustentabilidade.

A implementação do sistema regenerativo urbano da UNIFAL-MG, campus Varginha, foi realizada com base em uma estrutura operacional colaborativa que envolveu docentes, discentes, egressos, técnicos, colaboradores e pesquisadores e colaboradores da rede ICU, além da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL-MG (CPMAS), da Prefeitura de Varginha, do Festival Solar de Alfenas e de membros da comunidade local e regional. 

“As ações em andamento e a serem realizadas incluem o engajamento da comunidade acadêmica, regional e local sobre os desafios postos pela sustentabilidade e crise climática”, explicou Fabrício Casarejos.

Os sistemas regenerativos urbanos (SRU), conforme explicou a coordenação do projeto, são sistemas socioecológicos inspirados nos preceitos essenciais da sustentabilidade, da permacultura e dos sistemas agroflorestais, tendo como princípio norteador as diversas dimensões de sua função social para o bem-estar comum. 

O projeto traz benefícios institucionais, socioculturais e ambientais, como regeneração da biodiversidade local, lazer, cultura, inspiração imagética, manutenção e controle de temperatura e umidade, redução da pegada institucional de carbono, além de distribuição de alimentos cultivados no local.

O Projeto Cultivando está organizado em 5 fases. O plantio ocorre a partir da quarta etapa e na última estão previstos o manejo e a implementação de melhorias, o enriquecimento da biodiversidade ecológica, estética e sensorial. As ações estão em contexto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU).

Segundo Fabrício Casarejos, a promoção da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior pode e deve ser alcançada por meio da criação de programas acadêmicos de recorte determinado de forma a consolidar culturas transformativas e regenerativas intra e extramuros. 

“As Instituições de Ensino Superior que, pela sua vocação natural, promovem a sinergia ideal e espontânea entre docentes, discentes, funcionários e a sociedade, potencializando assim a imaginação e a elaboração de soluções inovadoras. Nelas, a busca da sustentabilidade societária é inerente à sua finalidade”, ressaltou.

O reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, participou do plantio inicial no SRU Varginha e destaca o entusiasmo e dedicação dos estudantes, professores, voluntários e das entidades parceiras na iniciativa. 

Para ele, o projeto tem uma visão de futuro para construção de um mundo comprometido com o desenvolvimento sustentável. “É uma alegria porque, para nós, a sustentabilidade não é apenas retórica, mas uma prática e consciência que estamos procurando implantar em todos os setores da universidade”, completou.

Sobre o apoio institucional às ações de sustentabilidade, o reitor defende o fortalecimento da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFAL-MG (CPMAS) e a outras iniciativas na área. 

“Nossa universidade apoia ações que, como esta, visa concretizar aquilo que nós queremos e sonhamos enquanto objetivo de ser uma Universidade comprometida com a sustentabilidade, com a vida e com a saúde das pessoas”, concluiu o professor Sandro Amadeu Cerveira.

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...