quinta-feira, 20 de maio de 2021

CASA DE CULTURA ANTÔNIO CARLOS DE CARVALHO AGORA ESTÁ NO INSTAGRAM

Casa de Cultura Antônio Carlos de Carvalho

Você sabe quem foi Antônio Carlos de Carvalho? Senta que lá vem história!

Patrono da Casa de Cultura de Santo Antônio do Amparo, filho de Antônio Carlos Ferreira e de Lídia Amélia de Carvalho, Antônio Carlos de Carvalho nasceu a 18 de janeiro de 1874, na Fazenda velha do município de Bom Sucesso. Foi batizado em 7 de março daquele ano, no município vizinho de Santo Antônio do Amparo, terra de sua mãe, sendo seus padrinhos Martinho de Freitas Mourão.

Seu avô paterno, Miguel Carlos de Souza Silveira, era o proprietário das Fazendas da Pedra do Urubu e do Morro Grande, em Bom Sucesso, das quais Antônio Carlos Ferreira tornou-se senhor. Casado com Francelina Deolina Gomes, neta do Jangada, Miguel Carlos era homem sistemático, hipocondríaco e de difícil convívio. Daí o casal ter optado por uma separação amigável, na qual Dona Francelina ficou residindo na chácara que possuía na cidade de Bom Sucesso, enquanto seu marido ficava na fazenda.

Assim, do avô paterno de Antônio Carlos de Carvalho, Miguel Carlos, adveio o sobrenome Carlos; de sua avó paterna, Francelina, o sobrenome Ferreira do “Jangada”; e de seu bisavô materno, Antoninho, o sobrenome Carvalho. Os Carlos eram de Bom Sucesso e os Carvalho eram de Santo Antônio do Amparo.


Antônio Carlos de Carvalho foi um dos homens mais lúcidos e bem sucedidos do seu tempo, tanto como chefe de família como empresário e político. Dinâmico, traquejado e de boa visão, superou a sua pouca escolaridade com uma aguçada inteligência e uma preocupação constante em manter se bem informado e atualizado. Esta preocupação vinha desde os tempos de bom destino, quando religiosamente lhe chegava, via a Estação da Pedra Negra, o Jornal Rio de Janeiro.

Pioneiro do cooperativismo, fundou em 1913 e presidiu a Cooperativa Pastoril do Oeste de Minas, com sede em Oliveira, entidade que congregou pecuaristas de vasta região, abrangendo inclusive Bom Sucesso, Santo Antônio do Amparo e Lavras. Esta cooperativa se fez necessária para contrapor o monopólio, então existente na distribuição de carne Rio de Janeiro.

Casa de Cultura
Instituída pela Lei nº 1015 de 01 de Abril de 1993, hoje a Casa de Cultura Antônio Carlos de Carvalho de Santo Antônio do Amparo, tem 28 anos de fundação e é vinculada a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Turismo. 

De acordo com Edson Monteiro de Paula, responsável pela Casa de Cultura, ela hoje já é um bem tombado pela Prefeitura Municipal por sua importância cultural, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.

"A Casa de Cultura abrange muitas riquezas que nossos habitantes não conhecem, possuindo um grande acervo que guarda a história da nossa cidade", destaca Edson Monteiro. Segundo ele, para dar mais visibilidade a trajetória da cidade e do patrono, a Casa da Cultura, com o apoio do prefeito Carlos Henrique Avelar (Caíque) está com traçando uma política de promoção e divulgação da história da cidade e, sendo assim, a instituição já iniciou a adesão a rede social Instagram

De acordo com ele, as redes sociais são hoje uma ferramenta importante e acessível no cotidiano das pessoas e aderir ao Instagram vai permitir além da divulgação das atividades que serão realizadas pela Casa de Cultura, também levar o conhecimento e a história amparense e de seus personagens para os cidadãos. 

A Casa de Cultura é registrada no Cadastro Nacional de Museus (CNM) da Secretaria de Cultura do Governo Federal.

Serviço
Casa de Cultura Antônio Carlos de Carvalho
Endereço: Praça Joaquim Ferreira de Aguiar, 62, Centro - CEP: 37262-000, Santo Antônio do Amparo - MG
Telefone: (35) 3863-1538
E-mails: casadeculturasaa@gmail.com, cultura@santoantoniodoamparo.mg.gov.br

Nenhum comentário: