quinta-feira, 20 de maio de 2021

MUNICÍPIO DE CAMPO BELO ATENDE 60 PACIENTES EM DOMICÍLIO COM O PROGRAMA 'MELHOR EM CASA'


A Atenção Domiciliar tem avançado gradativamente ao longo dos anos. Gestores e técnicos da área de saúde reconhecem que o ato de levar equipes multiprofissionais à casa das pessoas que necessitam de assistência, insumos e equipamentos, pode fazer com que os pacientes fiquem menos tempo internados, contribuindo significativamente para redução do risco de infecção hospitalar, além de promover um contato mais próximo com a família no aconchego do seu lar, fator relevante para recuperação do paciente que se sente “acolhido”.

Neste contexto, o Programa Melhor em Casa foi implantado em Campo Belo, no Sul de Minas, em fevereiro de 2020, com o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa é constituído por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudióloga.

Os pacientes que não conseguem ir às Unidades Básicas de Saúde (UBS), em cuidados paliativos ou no enfrentamento a doenças que ameaçam a vida, recebem uma avaliação da Atenção Primária e são encaminhados para o Programa Melhor em Casa. 

A equipe define a forma de Atenção à Saúde com ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação com garantia de continuidade de cuidados integrados à rede de Atenção à Saúde. Atualmente a equipe atende 60 pacientes em domicílio, levando humanização e cuidados na sua integralidade.

A administração Dr. Alisson e Adalberto mantém mais este cuidado com nossos usuários, priorizando a promoção da saúde pública também em casa.

Nenhum comentário: