Pular para o conteúdo principal

AÇÃO QUE PEDE CASSAÇÃO DA CHAPA DE JUSSARA VOLTA PARA A JUSTIÇA ELEITORAL DE LAVRAS

Por unanimidade, TRE-MG anulou parte do processo e reconheceu cerceamento de defesa. Testemunhas deverão ser ouvidas. Com isso, decisão da Justiça de Lavras foi cassada

Na sessão remota de ontem, segunda-feira, dia 21, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) julgou o recurso da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ajuizada pelos partidos Podemos, PSD e PDT, integrantes da Coligação da então candidata a prefeita de Lavras, Dâmina de Carvalho Pereira (Podemos).

A ação pede a cassação da chapa eleita em 2020, composta pela prefeira Jussara Menicucci de Oliveira (PSB) e o vice Rodolpho Wilson Crepaldi (MDB), por susposto abuso de poder econômico, abuso e uso indevido de meio de comunicação social e captação ilícita de sufrágio. A AIJE foi negada na Justiça Eleitoral de Lavras. Sendo assim, os partidos Podemos, PSD e PDT recorreram da decisão ao TRE-MG.

Na sustentação oral, o advogado desses partidos defendeu a tese de cerceamente de defesa, em que não houve a oportunidade de produção de provas na tramitação pela Justiça Eleitoral de Lavras e, que assim, a candidata não eleita deixou de ter a chance de ampla defesa, uma vez que segundo o recurso, teriam sido feitos supostos disparos de fake news contra a candidata Dâmina Pereira.

O advogado da chapa eleita, representando Jussara Menicucci de Oliveira e Rodolpho Wilson Crepaldi, defendeu que não houve irregularidades na campanha e pediu a absolvição da chapa. O representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), o procurador da República Ângelo Giardini seguiu a tese do advogado da chapa eleita e pediu a absolvição.

Ao iniciar a votação, o relator do processo, juiz Luiz Carlos Rezende e Souza, acolheu parcialmente a alegação do advogado da chapa eleita no tocante a busca e apreensão, mas destacou a necessidade de se produzir as provas testemunhais, sendo assim, seguido por unanimidade por todos os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Com isso, por unanimidade, o TRE-MG acolheu parcialmente o recurso, reconhecendo o cerceamento de defesa, anulou parcialmente o processo e determinou a volta do mesmo para tramitar novamente na Justiça Eleitoral de Lavras, com a devida colhida de provas testemunhais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...