quinta-feira, 10 de junho de 2021

COMITIVA DE PREFEITURAS DE NEVES E PATOS DE MINAS CONHECEM OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA LED COM TELEGESTÃO

Grupo visitou a concessionária IP Minas para conferir como funciona o trabalho da PPP

Uma comitiva das prefeituras de Ribeirão das Neves e Pato de Minas conferiu, nesta terça-feira, dia 8, como funciona o trabalho da concessionária IP Minas na implantação da parceria público-privada (PPP) na cidade de Ribeirão das Neves. O objetivo era conhecer mais sobre como funciona o sistema e, principalmente, observar as possibilidades e os benefícios conquistados com a implantação de lâmpadas com tecnologia LED, que contam com sistema de telegestão.

O software de telegestão possibilita a implantação da Internet das coisas (IoT) na iluminação pública. Assim, permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real. Entre os principais benefícios estão: garantir maior eficiência energética, economia aos cofres públicos e diminuir o índice de falhas, como lâmpadas queimadas - o que proporciona maior conforto e segurança aos moradores.

A comitiva foi formada pelo secretário de Planejamento de Patos de Minas, Hamilton Francisco; pelo assessor de Desenvolvimento Econômico de Pato de Minas, Douglas Tavares; pelo secretário de Administração de Ribeirão das Neves, Túlio Raposo; pela consultora da Caixa Econômica Federal, Natali Sabino; pela engenheira da Houer (consultoria especializada em estruturação de PPP), Katiana Moreira; e pelo líder de projetos da Houer, Mateus Moreira.


O grupo foi recebido pelo gerente da concessionária, Jolimar Costalonga Grancer, e pelo coordenador de Obras, Adenilton Paes. Todos conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO), local onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública. Durante a visita, também puderam avaliar o modelo de PPP implantado em Ribeirão das Neves.

O trabalho de modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves segue a todo o vapor. Até o fim de maio,11.190 luminárias foram substituídas, o que representa um total de 45% de rede modernizada pela troca das lâmpadas antigas - de vapor de sódio - pelas de LED.

Formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, o IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019. O contrato é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. O município faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e a distância entre as duas cidades é de pouco mais de 20 km.

Nenhum comentário: