Pular para o conteúdo principal

COMITIVA DE PREFEITURAS DE NEVES E PATOS DE MINAS CONHECEM OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA LED COM TELEGESTÃO

Grupo visitou a concessionária IP Minas para conferir como funciona o trabalho da PPP

Uma comitiva das prefeituras de Ribeirão das Neves e Pato de Minas conferiu, nesta terça-feira, dia 8, como funciona o trabalho da concessionária IP Minas na implantação da parceria público-privada (PPP) na cidade de Ribeirão das Neves. O objetivo era conhecer mais sobre como funciona o sistema e, principalmente, observar as possibilidades e os benefícios conquistados com a implantação de lâmpadas com tecnologia LED, que contam com sistema de telegestão.

O software de telegestão possibilita a implantação da Internet das coisas (IoT) na iluminação pública. Assim, permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real. Entre os principais benefícios estão: garantir maior eficiência energética, economia aos cofres públicos e diminuir o índice de falhas, como lâmpadas queimadas - o que proporciona maior conforto e segurança aos moradores.

A comitiva foi formada pelo secretário de Planejamento de Patos de Minas, Hamilton Francisco; pelo assessor de Desenvolvimento Econômico de Pato de Minas, Douglas Tavares; pelo secretário de Administração de Ribeirão das Neves, Túlio Raposo; pela consultora da Caixa Econômica Federal, Natali Sabino; pela engenheira da Houer (consultoria especializada em estruturação de PPP), Katiana Moreira; e pelo líder de projetos da Houer, Mateus Moreira.


O grupo foi recebido pelo gerente da concessionária, Jolimar Costalonga Grancer, e pelo coordenador de Obras, Adenilton Paes. Todos conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO), local onde é feito o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública. Durante a visita, também puderam avaliar o modelo de PPP implantado em Ribeirão das Neves.

O trabalho de modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves segue a todo o vapor. Até o fim de maio,11.190 luminárias foram substituídas, o que representa um total de 45% de rede modernizada pela troca das lâmpadas antigas - de vapor de sódio - pelas de LED.

Formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, o IP Minas tem contrato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na modalidade Parceria Público Privada (PPP), desde dezembro de 2019. O contrato é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. O município faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e a distância entre as duas cidades é de pouco mais de 20 km.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.