Pular para o conteúdo principal

CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO SE MANTÉM BAIXA NO SEGUNDO TRIMESTE DE 2021


De acordo com a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário (ICE), realizada pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, em parceria com o GEESUL e Cesul Lab, os empresários da região ainda mantêm-se receosos quanto à situação atual de mercado.

O índice geral de confiança (que apresenta uma média da visão atual e futura) apresentou o valor de 96,42, um aumento de 1,09 em relação à última sondagem feita em março deste ano, o que mostra uma estabilidade na percepção do empresariado. No que se refere ao índice do trimestre atual, o resultado foi 93,17, aumento de apenas 0,34 com base na pesquisa anterior. Já, quanto às perspectivas para o 3° trimestre de 2021, o índice futuro atingiu o resultado de 99,67, uma alta de 1,84 em relação à última pesquisa.

Analisando de forma mais específica cada um dos quesitos é notório que no contexto atual o melhor resultado foi em relação às Contratações (112 pontos). Isso demonstra que entre as empresas pesquisadas prevalecem as situações de manutenção e contratação de colaboradores em detrimento das demissões. Como já salientado anteriormente, esse resultado é importante para uma melhoria do mercado de trabalho e da geração de renda. Importante destacar que apenas outro quesito ficou no campo positivo: Segmento de Atuação da Empresa (105 pontos). Todos os demais quesitos ficaram no campo negativo (abaixo de 100 pontos) com destaque, mais uma vez, para a Economia Nacional (62 pontos). Este resultado mostra que o empresariado continua com uma visão bastante negativa sobre a situação econômica do país.

Para o professor Pedro Portugal, há uma certa desconfiança quanto ao comportamento da inflação e à realização de reformas ainda neste ano, como, por exemplo, a reforma tributária que seria fundamental para alavancar um processo mais forte e contínuo de recuperação econômica.

O professor Guilherme Vivaldi, aponta que essa pesquisa é um termômetro importante para o empresário entender o cenário de investimentos na cidade. O ICE é um dos vários indicadores que hoje Varginha e região podem utilizar para melhorar a gestão dos negócios, assim como o ICB – Índice de Cesta Básica e as pesquisas de Intenção de Compras, que são desenvolvidas pelos parceiros: Departamento de Pesquisa do Unis, Cesul Lab, Levante Sul de Minas e GEESUL.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.