Pular para o conteúdo principal

CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO SE MANTÉM BAIXA NO SEGUNDO TRIMESTE DE 2021


De acordo com a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário (ICE), realizada pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, em parceria com o GEESUL e Cesul Lab, os empresários da região ainda mantêm-se receosos quanto à situação atual de mercado.

O índice geral de confiança (que apresenta uma média da visão atual e futura) apresentou o valor de 96,42, um aumento de 1,09 em relação à última sondagem feita em março deste ano, o que mostra uma estabilidade na percepção do empresariado. No que se refere ao índice do trimestre atual, o resultado foi 93,17, aumento de apenas 0,34 com base na pesquisa anterior. Já, quanto às perspectivas para o 3° trimestre de 2021, o índice futuro atingiu o resultado de 99,67, uma alta de 1,84 em relação à última pesquisa.

Analisando de forma mais específica cada um dos quesitos é notório que no contexto atual o melhor resultado foi em relação às Contratações (112 pontos). Isso demonstra que entre as empresas pesquisadas prevalecem as situações de manutenção e contratação de colaboradores em detrimento das demissões. Como já salientado anteriormente, esse resultado é importante para uma melhoria do mercado de trabalho e da geração de renda. Importante destacar que apenas outro quesito ficou no campo positivo: Segmento de Atuação da Empresa (105 pontos). Todos os demais quesitos ficaram no campo negativo (abaixo de 100 pontos) com destaque, mais uma vez, para a Economia Nacional (62 pontos). Este resultado mostra que o empresariado continua com uma visão bastante negativa sobre a situação econômica do país.

Para o professor Pedro Portugal, há uma certa desconfiança quanto ao comportamento da inflação e à realização de reformas ainda neste ano, como, por exemplo, a reforma tributária que seria fundamental para alavancar um processo mais forte e contínuo de recuperação econômica.

O professor Guilherme Vivaldi, aponta que essa pesquisa é um termômetro importante para o empresário entender o cenário de investimentos na cidade. O ICE é um dos vários indicadores que hoje Varginha e região podem utilizar para melhorar a gestão dos negócios, assim como o ICB – Índice de Cesta Básica e as pesquisas de Intenção de Compras, que são desenvolvidas pelos parceiros: Departamento de Pesquisa do Unis, Cesul Lab, Levante Sul de Minas e GEESUL.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/