Pular para o conteúdo principal

DESBRAVADORES TRILHAM CAMINHOS DE SÃO TIAGO

Primeira dupla de caminheiros percorreu trecho entre Conselheiro Lafaiete e São Tiago em cinco dias. Eles testaram e aprovaram a estrutura e as belezas naturais

Os desbravadores dos “Caminhos de São Tiago” chegaram à cidade homônima ao circuito turístico no último dia 26. José Geraldo Pinto e Antônio Noronha percorreram a pé o trecho entre Conselheiro Lafaiete e São Tiago. O roteiro, no entanto, começa no distrito de Santa Rita do Ouro Preto, que os dois já trilharam em outro momento.

Ao longo de 230 quilômetros e cinco dias de caminhada, os amigos puderam conhecer e testar o circuito que tem previsão para ser inaugurado em julho, mês que coincide com o Ano de Jubileu de Santiago de Compostela, cidade espanhola que ambienta o caminho espiritual que serviu de inspiração para o roteiro mineiro.

Prefeito Alexandre Vivas e os caminheiros

Os amigos aprovaram o trajeto. “É um caminho fácil de percorrer, embora tenha bastante subidas e descidas. Mas ele é muito agradável, bem estruturado e deve ser feito mais devagar, para apreciar seu potencial. Acredito que irá ter um impacto muito positivo no turismo e, consequentemente, na economia local”, acentua o caminheiro José Geraldo, morador de Joselândia, cidade distante 40 quilômetros de Lafaiete.

Lua e Sol
Além da estrutura, José Geraldo não perdeu de vista os atrativos pelos Caminhos que cortam 11 cidades. “Como em Compostela, que já fiz quatro vezes, o roteiro mineiro é de peregrinação. Há muitas igrejas, fazendas, cachoeiras e a possibilidade de se deparar com animais silvestres como jacus, coelhos, seriemas, patos selvagens”, conta o turista.

José Geraldo e Noronha também optaram pela caminhada noturna, sob a transição do luar crescente para o cheio. “Realmente foi uma experiência diferente, já que nunca tínhamos caminhado à noite. Mas como havia a claridade natural da Lua, pudemos observar a natureza de uma outra perspectiva, que também nos encantou”, declara José Geraldo.

Para os primeiros caminheiros do roteiro, o trajeto tem lugar especial na bagagem de memórias. “É o caminho que marcou mais nossas vidas pela hospitalidade. Ele se tornou muito importante pelo apoio que recebemos das pessoas, por essa interação especial”, afirmam.

A ideia de percorrer os Caminhos de São Tiago surgiu por conta da pandemia. Sem poder trilhar o roteiro de Compostela, fechado para turistas, os dois decidiram fazer o caminho perto de casa, “mantendo todos os protocolos de segurança” para evitar contaminarem ou serem contaminados pelo coronavírus.

*Com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...