quarta-feira, 2 de junho de 2021

DESBRAVADORES TRILHAM CAMINHOS DE SÃO TIAGO

Primeira dupla de caminheiros percorreu trecho entre Conselheiro Lafaiete e São Tiago em cinco dias. Eles testaram e aprovaram a estrutura e as belezas naturais

Os desbravadores dos “Caminhos de São Tiago” chegaram à cidade homônima ao circuito turístico no último dia 26. José Geraldo Pinto e Antônio Noronha percorreram a pé o trecho entre Conselheiro Lafaiete e São Tiago. O roteiro, no entanto, começa no distrito de Santa Rita do Ouro Preto, que os dois já trilharam em outro momento.

Ao longo de 230 quilômetros e cinco dias de caminhada, os amigos puderam conhecer e testar o circuito que tem previsão para ser inaugurado em julho, mês que coincide com o Ano de Jubileu de Santiago de Compostela, cidade espanhola que ambienta o caminho espiritual que serviu de inspiração para o roteiro mineiro.

Prefeito Alexandre Vivas e os caminheiros

Os amigos aprovaram o trajeto. “É um caminho fácil de percorrer, embora tenha bastante subidas e descidas. Mas ele é muito agradável, bem estruturado e deve ser feito mais devagar, para apreciar seu potencial. Acredito que irá ter um impacto muito positivo no turismo e, consequentemente, na economia local”, acentua o caminheiro José Geraldo, morador de Joselândia, cidade distante 40 quilômetros de Lafaiete.

Lua e Sol
Além da estrutura, José Geraldo não perdeu de vista os atrativos pelos Caminhos que cortam 11 cidades. “Como em Compostela, que já fiz quatro vezes, o roteiro mineiro é de peregrinação. Há muitas igrejas, fazendas, cachoeiras e a possibilidade de se deparar com animais silvestres como jacus, coelhos, seriemas, patos selvagens”, conta o turista.

José Geraldo e Noronha também optaram pela caminhada noturna, sob a transição do luar crescente para o cheio. “Realmente foi uma experiência diferente, já que nunca tínhamos caminhado à noite. Mas como havia a claridade natural da Lua, pudemos observar a natureza de uma outra perspectiva, que também nos encantou”, declara José Geraldo.

Para os primeiros caminheiros do roteiro, o trajeto tem lugar especial na bagagem de memórias. “É o caminho que marcou mais nossas vidas pela hospitalidade. Ele se tornou muito importante pelo apoio que recebemos das pessoas, por essa interação especial”, afirmam.

A ideia de percorrer os Caminhos de São Tiago surgiu por conta da pandemia. Sem poder trilhar o roteiro de Compostela, fechado para turistas, os dois decidiram fazer o caminho perto de casa, “mantendo todos os protocolos de segurança” para evitar contaminarem ou serem contaminados pelo coronavírus.

*Com assessoria

Nenhum comentário: