Pular para o conteúdo principal

ESA COMPLETA 127 ANOS


No dia 28 de maio de 2021, a Escola de Sargentos das Armas Escola Sargento Max Wolf Filho (ESA) celebra seus 127 anos; destes, 71 em Três Corações, completados no início do mês. Em meio a tantos motivos para comemorar, a ESA realiza uma semana de atividades.

Durante a semana, houve formatura geral, competição de orientação, realização da Prova Invictus, palestra sobre a “História da ESA” e live da Banda de Música. Tais atividades comemorativas visaram o fortalecimento do espírito de corpo, pois a grande maioria envolveu toda a Escola, assim como reforçaram os valores e as missões militares e destacaram a importância da ESA nesse contexto.

Nesse clima de rememoração da história, ao ser perguntado sobre como é fazer parte dela, o veterano general de Exército Jarbas Bueno da Costa, eterno comandante e amigo da ESA, ressaltou que “É importante, é uma vida inteira que eu comecei a minha participação no Exército, então, eu sempre terei uma ligação muito profunda com essa Escola.”

Para o general de brigada Flavio Alvarenga Filho, comandante da Escola, comemorar esta data é “poder enaltecer a história da Escola que vem formando gerações e gerações de Sargentos de Carreira Combatentes da nossa Força Terrestre, sempre com profissionalismo, competência, seriedade e com foco nos valores e tradições que norteiam o Exército de Caxias”.

Histórico - Sediada em Três Corações, desde 1950, a Escola de Sargento das Armas foi criada no dia 21 de agosto de 1945, ao término da 2ª Guerra Mundial, por meio do Decreto Nº 7.888. Ela originou-se da Escola de Sargentos de 1894, fruto da necessidade de uma maior profissionalização nos Corpos de Tropa, ocupando inicialmente as instalações da antiga Escola Militar do Realengo (Rio de Janeiro).

A transferência da ESA, do Rio de Janeiro para Três Corações, iniciou-se no ano de 1949 e só foi concluída em 25 de maio de 1950, após ter ocupado as antigas instalações do 19º Regimento de Cavalaria. A primeira turma concluiu o Curso de Sargentos, em terras tricordianas, no dia 21 de dezembro de 1950.

A ESA tem por missão formar, anualmente, Sargentos Combatentes de Carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército Brasileiro; exercer o controle técnico-pedagógico do primeiro ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), realizado em Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE); conduzir o concurso de admissão aos CFGS de carreira, em conformidade com as instruções reguladoras específicas fixadas pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e contribuir para o aprimoramento da doutrina militar na área de sua competência.

2017 - No dia 17 de outubro de 2017, um novo capítulo na história da ESA começou a ser escrito, quando foi aprovado o Decreto n° 9.171, o qual autorizou o Exército a implantar o nível superior de tecnologia nos diversos Cursos de Formação de Sargentos (CFS).

Sendo assim, o Estado-Maior do Exército publicou a Portaria 504-EME, de 8 de dezembro de 2017, a qual aprova as Diretrizes para a Equivalência de Estudos dos Cursos Destinados aos Sargentos e Subtenentes e a Implantação do Curso de Formação de Sargentos no Grau Superior de Tecnologia.

A partir de então, a ESA passa a ter a missão de formar sargentos, habilitando-os para o exercício dos cargos das graduações de Terceiro- Sargento e Segundo-Sargento não aperfeiçoados, estabelecidos nos quadros de cargos (QC), em tempo de guerra ou de paz, diplomando-os, a partir de 2020, inclusive, com o grau acadêmico superior de tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...