Pular para o conteúdo principal

FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL RETOMA ATIVIDADES REALIZANDO O 150º ENCONTRO EM FORMATO VIRTUAL


O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) foi criado via projeto de extensão pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 1999, pela professora Cláudia Ribeiro. Tem caráter informativo e propositivo e deve garantir o amplo e permanente debate democrático de ideias. 

O FSMEI é um espaço suprapartidário articulado por diversos órgãos, instituições, entidades e aberto à sociedade civil e ao debate público e democrático comprometido com a expansão e melhoria da Educação Infantil.

Inspirado pela música de Ivan Lins, ‘Cantoria’ que em um trecho diz: “Somos a arueira, madeira dura de se cortar, mesmo depois de morta, ela brota só pra desafiar. Somos a correnteza que começa num gotejar, mesmo que se represe, ela segue e vai transbordar o mar.”

Sendo assim, o Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil não parou de gotejar durante o ano de 2020 e muito menos de girar seu Catavento, provocando, além de uma grande correnteza, brisa e ventos que acalentaram profissionais da Educação Infantil e provocaram tempestades de ação, reação e atitudes em favor das crianças, suas famílias e da Educação Infantil.

"Realizamos em 2020 o Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil composto por seis Fóruns Regionais – Zona da Mata, Região Metropolitana, Sul de Minas, Alto Jequitinhonha, Belo Horizonte. Foram sete encontros virtuais abordando vários temas pertinentes à Educação Infantil, passando pela convivência familiar, crianças e Educação Infantil nos tempos da pandemia que estamos vivendo e vivenciando, dentre tantos outros", destacam os organizadores do fórum.

Em 2021, o Comitê Gestor criou um canal no YouTube e, através deste canal, realizamos os encontros do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que retornaram em modo virtual. O 150º encontro aconteceu no dia 27 de Maio em uma conversa com profissionais da Educação Infantil de todo Brasil onde ‘Girando o Catavento: novos rumos nas resistências e no fortalecimento da Educação Infantil no Sul de Minas Gerais’ foi o tema que provocou várias questões e inquietações. 

A professora e coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI, Cláudia Ribeiro, a professora integrante do Comitê Gestor do FSMEI, Ila Maria Silva de S. M. de Freitas e a professora do Departamento de Educação da UFLA, Carolina Alvarenga foram mediadoras desse encontro.

Com a força dos giros do Catavento que provoca desafios ao lidar com tempestades como a que estamos vivendo atualmente e que coloca profissionais da Educação, crianças e famílias numa constante interação. 

Foram 35 municípios, não só de Minas Gerais, atingidos pelos sopros e ventos da Educação Infantil, se fortalecendo como é forte nosso ‘gotejar’: Três Pontas, Guaxupé, São João Del Rey, Itamogi, Nepomuceno, Lavras, Alfenas, Paraguaçu, Campanha, Ribeirão Vermelho, Arcos, Formiga, São João da Mata, Três Corações, Juruaia, Campo Belo, Candeias, Fama, Vespasiano, Aguanil, São Pedro da União, Carmo da Cachoeira, Ilicinea, Carrancas, Santo Antônio do Amparo, Cabeceira Grande, São Francisco de Paula, Bom Sucesso, Machado, Ibaté, Poços de Caldas, Perdões, Sacramento, Santo Agostinho, Itapira.

O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil estará reunido neste mês de junho para mais um encontro que acontecerá via YouTube no canal do Fórum e o município de Três Pontas, através da Secretaria de Educação e Unis serão as mediadoras desse encontro. No mês de agosto a condução será do município de Nepomuceno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...