Pular para o conteúdo principal

GRUPO GIRAMUNDO COMEMORA 50 ANOS DE ATUAÇÃO COM LANÇAMENTOS E PROJETOS

Grupo mineiro reconhecido por revolucionar o teatro de bonecos celebra 50 anos de trajetória com lançamento de filmes, inventário e digitalização de todo acervo, publicação de livro e mostra de espetáculos

Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Giramundo celebra ao longo de 2021, 50 anos de atuação. Durante este tempo, o grupo montou 36 espetáculos teatrais, construindo um acervo com mais de 1.500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentaram a linguagem dos bonecos em múltiplas formas, inserindo o coletivo em um lugar de destaque na história do Teatro Brasileiro. Além disso, o Giramundo tem contribuição direta e fundamental na formação teatral de importantes nomes da dramaturgia e teatralidade contemporânea do país.

Para celebrar esta trajetória de muito sucesso, o Giramundo prepara o lançamento de seu primeiro longa-metragem "O Pirotécnico Zacarias". O filme é um desdobramento do projeto que originou um espetáculo homônimo, ambos concebidos a partir de adaptações de alguns contos do mineiro Murilo Rubião, considerado um dos mais significativos escritores da literatura fantástica no Brasil. 

No longa, que tem roteiro original independente do espetáculo, o grupo investiu na criação de uma obra audiovisual inteiramente inédita, dando continuidade à pesquisa e ao processo criativo que deu origem à montagem. 

Com linguagem fluida, o filme conta com o hibridismo das técnicas de animação, teatro de bonecos, seres reais e imaginários, convivendo em situações surreais e mágicas, materializando a partir de um olhar poético e encantador, as obras e os personagens criados por Murilo Rubião. O resultado é a criação de um efeito audiovisual potente, instigante e sedutor, diferente de tudo que o grupo já produziu. O filme está em fase de finalização e tem previsão de estrear ao longo de 2021.

Além do longa, o grupo vem trabalhando no processo de inventário e digitalização de todo o acervo constituído ao longo desses 50 anos de pesquisa, criação e circulação, trazendo à tona uma infinidade de arquivos que serão disponibilizados ao público em diversos formatos. O projeto do cinquentenário será desenvolvido a longo de todo ano de 2021 e ainda prevê o lançamento de um canal no YouTube, um livro de imagens com a trajetória criativa do grupo, um documentário histórico, além de uma mostra online com os principais espetáculos de repertório. Toda a programação comemorativa aos 50 anos do Giramundo é viabilizada por meio do patrocínio da CEMIG.

Sobre o Grupo Giramundo
Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Giramundo é reconhecido como um dos principais grupos de teatro de bonecos do país. Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores foi responsável por imprimir no grupo o rigor metodológico e estético no planejamento e produção de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do Teatro Brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas.

No ano 2000, o Giramundo conquista sua sede própria, em Belo Horizonte, onde também funciona o Museu, a Escola e o Estúdio de Animação do grupo. Desde a inauguração da sede integrada, o grupo investe na produção de animações e de conteúdos digitais.

Hoje, podemos dizer que o Giramundo rompeu com a ideia de ser um grupo de teatro para se transformar em um grande núcleo multimídia, experimentando a vivência de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, cinema, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI. 

“O Giramundo é um perseguidor. Sempre em busca do inatingível: a receita do boneco nunca construído, a montagem improvável, a cena surpresa, a metodologia da máxima performance. Essa inquietude não tem fim, só começo. O grupo nasceu com ela e a sustenta viva, em brasa, no sopro do entusiasmo de seus membros, geração após geração, ativos na faina de tarefas irrealizáveis. Assim, o Giramundo nos deixa marcas, escreve e se inscreve em nós, como tatuagem, como palimpsesto, como gravura policrômica. E tanto a peça quanto o filme O Pirotécnico Zacarias reforçam todas essas características que fazem parte do DNA do grupo”, encerra Marcos Malafaia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...