Pular para o conteúdo principal

MULTAS EMITIDAS EM BH JÁ PODEM SER PAGAS COM DESCONTO DE 40%

Prefeitura de Belo Horizonte agora faz parte do Sistema de Notificação Eletrônica, que permite o recebimento de infrações e o pagamento de multas de trânsito por aplicativo

A capital mineira agora faz parte do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), tecnologia que permite o recebimento e o pagamento de multas de trânsito pelo aplicativo com desconto de até 40%. A solução foi desenvolvida pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal, para o Denatran. O DER/MG também já aderiu ao SNE, bem como a prefeitura de Divinópolis (MG), garantindo o benefício aos motoristas que cometerem infrações de trânsito nas vias estaduais e do município e tiverem instalado no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

"Para os condutores que fizerem suas adesões, as notificações de trânsito serão recebidas eletronicamente por meio do aplicativo, sem burocracia e de maneira segura. Caso estes usuários façam a opção de não apresentar defesa prévia e recurso administrativo, poderão pagar as multas pelo próprio aplicativo, com um desconto de 40%", explica o gerente de Análise e Processamento de Infrações da BHTrans, Leonardo Rios. Segundo ele, a tecnologia também traz benefícios aos órgãos autuadores, que reduzem os seus custos com processamento, impressões e postagens das multas.

Desde o lançamento do SNE em 2016, estima-se que o sistema já tenha proporcionado uma economia ao cidadão de mais de R$ 100 milhões em descontos no pagamento de multas. "Mais de 6 milhões de veículos em todo o país já estão cadastrados no sistema. Todas as rodovias federais utilizam o SNE, além de 25 órgãos estaduais e 570 municípios em todo o país", afirma Maristela Reis, uma das responsáveis pela tecnologia no Serpro.

De acordo com Maristela, pessoas jurídicas também podem aderir ao SNE. “No entanto, essas empresas precisam ter certificação digital e devem utilizar o sistema não por aplicativo, mas pelo ambiente do portal de serviços do Denatran”, explica.

Passo a passo
Para usufruir dos benefícios do SNE, o cidadão deve fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na App Store e Google Play. É o mesmo app utilizado para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) digitais. Depois, basta acessar o ícone “Infrações” e habilitar a adesão ao SNE. A partir daí, as novas multas serão emitidas eletronicamente e deixarão de ser enviadas pelo correio. Ao receber a notificação, o proprietário do veículo cadastrado pode gerar o boleto eletrônico por meio do próprio aplicativo. Para ter direito ao desconto, é necessário reconhecer o cometimento da infração e não interpor recursos.

Empresa
A pessoa jurídica que for utilizar o SNE deve possuir certificado digital e vincular a identificação no Portal Gov.br. Com a adesão, é possível fazer a gestão das infrações de todos os veículos cadastrados no Portal de Serviços do Denatran. Logo após a adesão da empresa ao sistema, todos os veículos associados a determinado CNPJ são automaticamente incluídos, o que torna mais fácil a gestão de grandes frotas.

Caso o cidadão tenha dúvidas sobre quais municípios e estados já fazem parte do SNE, é possível consultar os órgãos autuadores que já fizeram sua adesão ao sistema. valor do imóvel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho