quarta-feira, 30 de junho de 2021

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CARRANCAS É ALVO DE QUESTIONAMENTOS E PREOCUPAÇÃO DE AMBIENTALISTAS


O site da Revista Carta Capital publicou nesta segunda-feira, dia 28, um artigo assinado pela advogada e professora Ana Paula Lemes de Souza, intitulado "Paraíso ecológico em MG é alvo de pressão por mineração predatória" em que a dissolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carrancas, no Sul de Minas, teria ocorrido por pressão para exploração de mineração. O município de Carrancas é nacional e mundialmente conhecido pelas suas belezas naturais, além de ter sido cenário para 9 novelas da Rede Globo de Televisão.

Assim como vem ocorrendo em todo país, Carrancas também vive às voltas com ameaças ao seu patrimônio natural. De acordo com o artigo assinado por Ana Paula Lemes, ambientalistas têm denunciado uma série de retrocessos e desregulamentações que estariam sendo promovidas pela prefeitura da cidade, colocando em risco todo o ecossistema. Ela aborda que entre as controversas medidas do município em descompasso com o meio ambiente em curso, destaca-se a construção do silo na entrada da cidade e da rampa de motocross na Cruz das Almas, localizada em área de recarga natural de uma nascente.

Ainda a publicação, o ponto que culminou em uma maior denúncia de retrocessos na área decorreu da dissolução no último dia 18, do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Carrancas (CODEMA), que possui funções consultivas, deliberativas, normativas, fiscalizadoras e de assessoramento do poder público municipal nas questões referentes à política ambiental, criado através da lei municipal 1.604, de 16/12/2020.

Outro ponto alvo de polêmica, é o Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2021, apresentado à Câmara Municipal pelo prefeito municipal Hely Andrade Alves (PTB) que prevê a  alteração no Plano Diretor, buscando desregulamentar a vocação ecoturística do município e facilitar os empreendimentos minerários. 

Para defensores do meio ambiente, o projeto de lei irá desregulamentar o art. 56 do Plano Diretor, norma que visa à proteção dos recursos hídricos e serras do município, facilitando-se assim a atividade de mineração na cidade.

Construção da rampa de motocross

Nesta segunda-feira, dia 28, a redação do Blog O Corvo-Veloz recebeu imagens da rampa de motocross, que está sendo construída na Cruz das Almas. Além disso, em outra fotografia, aparece um grupo de trilheiros no local que ficou marcado pela cena da novela "Império", filmada em 2014 e, hoje em reprise pela Rede Globo de Televisão, em que o personagem do comendador, interpretado por Alexandre Nero, sobe um uma pedra na região.

Foto de cena gravada com o ator Alexandre Nero para a novela Império (2014) em Carrancas; logo abaixo, grupo de trilheiros no mesmo local e imagem do que seria um acampamento na região


Além disso, as imagens também mostram o que seriam acampamentos irregulares montados na área por adeptos do motocross. 

Outro lado

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Carrancas nesta terça-feira, dia 29, questionando a administração sobre os acampamentos que seriam irregulares, sobre a pista de motocross e a atividade de motocross em meio a ambiente da cidade, sobre a atividade de mineração e qual medidas a administração municipal tem tomado para evitar a atividade predatória e destruição do meio ambiente. A redação questionou a municipalidade também sobre  o Conselho Municipal de Meio Ambiente sobre o plano diretor.

A Prefeitura de Carrancas retornou o contato a manhã desta quarta-feira, dia 30, com uma nota de repúdio as alegações apresentadas no artigo publicado no site da Revista Carta Capital. A nota é assinada pelo prefeito Hely Andrade Alves. 




clique nas imagens para ampliar

A também entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado de Minas (MPMG), mais não obteve retorno por parte do órgão. 

Após o recebimento da nota de repúdio emitida pela Prefeitura de Carrancas, entramos em contato com a advogada e professora Ana Paula Lemes, que encaminhou uma nota sobre as alegações feitas pela administração municipal. 

3 comentários:

Anônimo disse...

So pra avisar
A foto do grupo na pedra sao trilheiros todos de carrancas
E nao grupo de motocross 😉
Existe uma pequena diferença

Anônimo disse...

Eles estão no que são deles , nascidos e criados ali ,

Anônimo disse...

Independente de onde são, a destruição é a mesma!!!