Pular para o conteúdo principal

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CARRANCAS É ALVO DE QUESTIONAMENTOS E PREOCUPAÇÃO DE AMBIENTALISTAS


O site da Revista Carta Capital publicou nesta segunda-feira, dia 28, um artigo assinado pela advogada e professora Ana Paula Lemes de Souza, intitulado "Paraíso ecológico em MG é alvo de pressão por mineração predatória" em que a dissolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carrancas, no Sul de Minas, teria ocorrido por pressão para exploração de mineração. O município de Carrancas é nacional e mundialmente conhecido pelas suas belezas naturais, além de ter sido cenário para 9 novelas da Rede Globo de Televisão.

Assim como vem ocorrendo em todo país, Carrancas também vive às voltas com ameaças ao seu patrimônio natural. De acordo com o artigo assinado por Ana Paula Lemes, ambientalistas têm denunciado uma série de retrocessos e desregulamentações que estariam sendo promovidas pela prefeitura da cidade, colocando em risco todo o ecossistema. Ela aborda que entre as controversas medidas do município em descompasso com o meio ambiente em curso, destaca-se a construção do silo na entrada da cidade e da rampa de motocross na Cruz das Almas, localizada em área de recarga natural de uma nascente.

Ainda a publicação, o ponto que culminou em uma maior denúncia de retrocessos na área decorreu da dissolução no último dia 18, do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Carrancas (CODEMA), que possui funções consultivas, deliberativas, normativas, fiscalizadoras e de assessoramento do poder público municipal nas questões referentes à política ambiental, criado através da lei municipal 1.604, de 16/12/2020.

Outro ponto alvo de polêmica, é o Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2021, apresentado à Câmara Municipal pelo prefeito municipal Hely Andrade Alves (PTB) que prevê a  alteração no Plano Diretor, buscando desregulamentar a vocação ecoturística do município e facilitar os empreendimentos minerários. 

Para defensores do meio ambiente, o projeto de lei irá desregulamentar o art. 56 do Plano Diretor, norma que visa à proteção dos recursos hídricos e serras do município, facilitando-se assim a atividade de mineração na cidade.

Construção da rampa de motocross

Nesta segunda-feira, dia 28, a redação do Blog O Corvo-Veloz recebeu imagens da rampa de motocross, que está sendo construída na Cruz das Almas. Além disso, em outra fotografia, aparece um grupo de trilheiros no local que ficou marcado pela cena da novela "Império", filmada em 2014 e, hoje em reprise pela Rede Globo de Televisão, em que o personagem do comendador, interpretado por Alexandre Nero, sobe um uma pedra na região.

Foto de cena gravada com o ator Alexandre Nero para a novela Império (2014) em Carrancas; logo abaixo, grupo de trilheiros no mesmo local e imagem do que seria um acampamento na região


Além disso, as imagens também mostram o que seriam acampamentos irregulares montados na área por adeptos do motocross. 

Outro lado

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Carrancas nesta terça-feira, dia 29, questionando a administração sobre os acampamentos que seriam irregulares, sobre a pista de motocross e a atividade de motocross em meio a ambiente da cidade, sobre a atividade de mineração e qual medidas a administração municipal tem tomado para evitar a atividade predatória e destruição do meio ambiente. A redação questionou a municipalidade também sobre  o Conselho Municipal de Meio Ambiente sobre o plano diretor.

A Prefeitura de Carrancas retornou o contato a manhã desta quarta-feira, dia 30, com uma nota de repúdio as alegações apresentadas no artigo publicado no site da Revista Carta Capital. A nota é assinada pelo prefeito Hely Andrade Alves. 




clique nas imagens para ampliar

A também entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado de Minas (MPMG), mais não obteve retorno por parte do órgão. 

Após o recebimento da nota de repúdio emitida pela Prefeitura de Carrancas, entramos em contato com a advogada e professora Ana Paula Lemes, que encaminhou uma nota sobre as alegações feitas pela administração municipal. 

Comentários

Anônimo disse…
So pra avisar
A foto do grupo na pedra sao trilheiros todos de carrancas
E nao grupo de motocross 😉
Existe uma pequena diferença
Anônimo disse…
Eles estão no que são deles , nascidos e criados ali ,
Anônimo disse…
Independente de onde são, a destruição é a mesma!!!

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...