Pular para o conteúdo principal

TERMINAIS INTEGRADORES CONECTADOS À FCA TÊM AUMENTO DE CARGA MOVIMENTADA

Ao todo, 18,5 milhões de toneladas passaram pelos terminais no ano passado, em comparação a 17,4 milhões em 2019

A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, tem como compromisso transformar a logística do país por intermédio da integração de modais, responsável por otimizar os processos de movimentação de cargas com ganhos em agilidade e eficiência. No ano de 2020, os terminais integradores conectados à FCA registraram um aumento de 6,3% no volume transportado em relação ao ano anterior, resultado da sólida trajetória construída pela empresa no setor logístico ao longo dos últimos 10 anos. 

Entre janeiro e dezembro de 2020 foram movimentados nos terminais um total de 18,5 milhões de toneladas; ante 17,4 milhões em 2019. Ao todo, são seis os terminais integradores da VLI dispostos ao longo da malha ferroviária da FCA. São eles: Terminal de Araguari (MG), Terminal de Uberaba (MG), Terminal de Pirapora (MG), Terminal de Ouro Preto (MG), Terminal de Santa Luzia (MG) e Terminal de Guará (SP).

A alta no volume transportado em 2020 foi impulsionada pelo aumento da movimentação pelo Terminal de Araguari. Em 2020 o terminal que movimenta majoritariamente fertilizantes, milho e soja registrou 5,4 milhões de toneladas circulantes; ante 5,0 milhões em 2019, uma elevação de 8% na carga movida.

Outro terminal que registrou aumento expressivo de carga movimentada em 2020 foi o Terminal de Guará. O local – que recebe açúcar a granel do interior paulista e o transporta até o Tiplam, na Baixada Santista – registrou 3,7 milhões de toneladas movimentadas ante 2,4 milhões em 2019. Um aumento de 54%.

Eficiência
O modal ferroviário é apontado por especialistas como o mais adequado para movimentar grandes volumes. Um vagão graneleiro, por exemplo, comporta, em média, mais de 70 toneladas enquanto um caminhão bi-trem carrega somente 36 toneladas. No cenário brasileiro, a prática de interligar modais (rodovia e ferrovia) representa mais velocidade no escoamento das cargas. 

A VLI segue com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da infraestrutura brasileira, otimizar sua base de ativos, integrar a cadeia logística dos clientes e promover iniciativas que possam alçar a logística brasileira a um novo patamar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.