Pular para o conteúdo principal

ARTERIS FERNÃO DIAS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA DIREÇÃO SEGURA NA ESTAÇÃO MAIS FRIA E SECA DO ANO

Trafegar no inverno exige atenção redobrada e cuidados com neblina e fumaça na pista

A estação mais fria do ano chegou e, com ela, vêm alguns cuidados para quem trafega por rodovias nesta época do ano. A Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381 entre Contagem e Guarulhos, alerta que a baixa visibilidade provocada pela neblina pode causar acidentes, tanto leves quanto graves, e por isso o motorista deve ter muito cuidado ao trafegar.

O nevoeiro que se forma com a umidade do ar pode limitar a visão do motorista. Mesmo para quem conhece o trajeto, a neblina é traiçoeira e a falta de visibilidade faz com que o condutor perca a referência.

“Mesmo os motoristas mais experientes devem redobrar a atenção. Além da falta de visibilidade, as pistas ficam úmidas e o tempo de resposta do veículo na freada é mais lento, o que provoca acidentes. Por isso é importante tirar o pé do acelerador, ir devagar e seguir a viagem com segurança”, destaca Márcia Fragoso Soares, diretora de operações da Arteris Fernão Dias. “Vale lembrar que o nevoeiro acontece apenas em um período do dia, e a direção segura preserva a vida sempre”, reforça.

Curiosidade: nevoeiros ocorrem geralmente durante a madrugada. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são condições importantes para a formação do fenômeno. 

Atenção também à fumaça
O inverno também pede atenção com relação à fumaça na pista, causada pelo tempo mais seco. Quando o motorista se depara com fumaça na pista, a direção se torna um verdadeiro desafio, com baixíssima visibilidade, o que é extremamente perigoso. A Arteris Fernão Dias, que promove ações de conscientização de direção segura, destaca algumas orientações para ajudar motoristas ao se depararem com focos de fumaça na pista.

1. Adote uma direção defensiva: ao avistar fumaça, reduza a velocidade e respeite sempre os limites de velocidade da via. Em caso de baixa visibilidade, reduza a velocidade a níveis ainda mais seguros de direção. Assim, é possível ter mais tempo de reação no caso de ser surpreendido por outro veículo, pessoa ou animal.

2. Cuide da qualidade do seu ar: feche os vidros do veículo, para que ninguém respire a fumaça. Se o ar-condicionado estiver ligado, ative a recirculação do ar.

3. Mantenha distância: cuide para manter e/ou aumentar a distância do veículo à frente, o que trará mais segurança em uma frenagem de emergência.

4. Faróis baixos: use sempre os faróis baixos, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. Em casos de baixa visibilidade por fumaça, nunca ligue o farol alto, pois ele se reflete nas pequenas gotículas do ar e fuligem, e ofusca ainda mais o motorista do veículo que vier no sentido contrário.

5. Nunca pare na via; no acostamento, só se não houver opção: em nenhuma hipótese o motorista deve parar o carro na via ou utilizar o pisca-alerta com o veículo em movimento. O acostamento só deve ser utilizado em caso de emergência e com o pisca-alerta ligado.

6. Pisca-alerta, só com o carro parado: jamais use o pisca-alerta em movimento, somente quando estiver com o veículo parado no acostamento. Acione o pisca-alerta apenas em caso de emergência ou pane. Caso contrário, isso causará confusão para o motorista que estiver atrás, que poderá ter a impressão de que o seu veículo está parado na pista de rodagem ou sinalizando uma mudança de pista, o que aumenta o risco de acidente.

7. Evite se expor à fumaça: se for possível observar que um trecho à frente está comprometido com fumaça, busque um lugar seguro, como postos de serviços. Ao trafegar, se conseguir enxergar através da fumaça, dirija devagar e com os faróis e lanternas ligados. Não se arrisque. Se a visibilidade estiver muito prejudicada, busque um local para estacionar e espere a condição da via melhorar. Procure ainda saber as condições prévias da via. Você pode conferir as condições da BR-381 pelo perfil da Arteris Fernão Dias no Twitter @Arteris_AFD.

8. Manutenção em dia: faça a revisão do veículo. Verifique, além da pressão dos pneus, o alinhamento e balanceamento das rodas, níveis de óleo do motor e da água no radiador, o sistema elétrico e as luzes.

Faça sua parte
É possível fazer sua parte contra as queimadas. A maioria dos acidentes começa com pequenas fogueiras, muitas vezes iniciadas por bitucas de cigarro jogadas pela janela dos veículos. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir mais incêndios:

- Em caso de fumaça na rodovia, procure um local seguro para parar e comunique à concessionária por meio do telefone 0800 283 0381, assim como ao Corpo de Bombeiros (telefone: 193) e à Polícia Rodoviária, informando o local ou proximidade da queimada.
- Não solte balões, não faça fogueiras no período de seca nem atire bituca de cigarro acesas pela janela do veículo. Pequenas ações podem gerar grandes desastres.
- Se tiver uma propriedade rural, sempre obtenha as autorizações legais com os órgãos competentes antes da realização de queimadas controladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.