Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA DE FÉRIAS ESCOLAS SEGURAS É LANÇADA PELA VLI

Manter as crianças longe da linha férrea e conscientizá-las desde cedo assegura uma convivência mais harmônica no trânsito

As férias escolares já chegaram e, nesse período em que as crianças têm mais tempo para brincar e curtir o tempo livre, é preciso redobrar a atenção para garantir uma diversão segura. Principalmente em função da pandemia, é comum que a garotada busque locais abertos e arejados para fazerem suas brincadeiras. E para que esse momento de descontração seja tranquilo, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – realiza mais uma campanha de férias seguras.

Segundo a supervisora de Segurança Operacional e Riscos da companhia, Brenda Perdigão, devido à maior movimentação das crianças nesse período, é muito importante que os pais as orientem a não brincarem próximo à linha férrea. “Elas têm pouca experiência e não conseguem perceber os riscos. Durante as brincadeiras em geral, como futebol e vôlei, podem atravessar sem olhar para pegar a bola que escapa e se colocam em perigo. Outras dicas são não pegar carona no trem, não pular entre os vagões, mesmo que o trem esteja parado, e não jogar pedras ou outros objetos na composição, bem como evitar fazer vídeos e selfies próximo à linha do trem”, ressalta.

De acordo com ela, é importante que os pais e responsáveis também sejam exemplos para os pequenos. “É preciso que eles sejam orientados dentro de casa. Eles observam as atitudes dos pais que, ao aguardarem a passagem do trem para atravessar e explicarem os perigos de brincar perto da linha, conscientizam essa nova geração e asseguram uma relação harmoniosa com a ferrovia desde então. Quanto mais atingirmos o público infantil, criaremos uma sociedade mais saudável para o futuro”.

Campanhas intensificadas
A VLI reforça periodicamente suas campanhas para que a interação com a ferrovia seja segura. Neste período de pandemia do Coronavírus, o trabalho virtual foi intensificado. Além disso, a empresa está mapeando alguns municípios para firmar parcerias com o objetivo de treinar professores, que levarão orientações para os alunos em salas de aula.

Brenda Perdigão esclarece que serão divulgados vídeos educativos, momentos para que todos possam tirar dúvidas, além do reforço das dicas nas redes sociais da VLI. “A equipe de Segurança Patrimonial também faz constantes trabalhos em áreas próximas às áreas de atuação da companhia. Há ainda ações feitas em rádios e por meio de carros de som”, pontua.

Outros cuidados
Para os adultos, seguem outras dicas que, seguidas, evitam acidentes e preservam vidas: parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. Afinal, um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Sendo assim, quando ele estiver se aproximando, aguarde sua vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.