quinta-feira, 1 de julho de 2021

CLARAVAL, SANTA RITA DE JACUTINGA E SÃO LOURENÇO DIZEM "NÃO" A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS


Nos últimos dias, conseguimos o apoio de mais três cidades de Minas Gerais contra a venda dos Correios. Por meio de suas Câmaras Municipais, Santa Rita do Jacutinga, São Lourenço, ambas na região Sul de Minas e Claraval, região Sudoeste, aprovaram iniciativas demonstrando preocupação com os efeitos de uma eventual privatização dos Correios. Com essas três cidades, o número de localidades em MG que já se manifestaram nesse sentido chega a 132.

A moção de Santa Rita do Jacutinga foi aprovada no dia 21. A autoria da inciativa foi do vereador Waldir do Galiano, do MDB, sendo aceita por unanimidade pelos integrantes da Casa Legislativa da cidade. Já as moções de São Lourenço e Claraval foram aprovadas na última segunda-feira, 28. Em São Lourenço, a iniciativa teve autoria do vereador Waldinei Alves Ferreira, o Ney da Saúde (PSC). Já em Claraval, quem fez a proposição, aceita por unanimidade dos integrantes da Casa Legislativa, foi a vereadora Lucélia (MDB). 

Essas ações têm o apoio da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), que busca sensibilizar a população quanto às consequências negativas de uma eventual privatização da empresa pública.

Principalmente nas cidades menores e de médio porte, a venda da estatal pode ter mais efeitos negativos. Em 60% dos municípios do Brasil, somente há os Correios como unidade de representação do governo federal. A presença da empresa nessas localidades é uma forma de garantir aos moradores acesso a serviços e ações de caráter governamental, econômico e social. Por estar presente em todos os municípios brasileiros, a empresa é a principal operadora logística do País e atua como agente de integração dessas cidades aos polos produtivos, de serviços e econômicos nacionais.

Moções já aprovadas
A lista completa das cidades de MG que se manifestaram contra a privatização dos Correios está disponível no site da ADCAP Minas. Ao serem aprovadas, as moções são enviadas às autoridades do Congresso Nacional e do Executivo Federal. No site da Associação, também é possível conferir quem são os vereadores que propuseram as iniciativas em repúdio à privatização da estatal. Eles são de correntes políticas variadas, demonstrando que manter os Correios como empresa prestadora de serviços públicos é de interesse de toda a sociedade.

Nenhum comentário: