quinta-feira, 1 de julho de 2021

DOAÇÕES DE LUMINÁRIAS TRANSFORMA A VIDA DE 11 FAMÍLIAS DE RIBEIRÃO DAS NEVES

Cooperativa amplia renda com a revenda do alumínio das luminárias retiradas no processo de modernização da iluminação pública da cidade

O projeto de modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves vai muito além de levar economia aos cofres públicos, segurança às ruas da cidade e sustentabilidade ao meio ambiente. As luminárias de alumínio que são substituídas pelas de tecnologia LED recebem destinação correta e social.

A concessionária IP Minas, formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, doa o material retirado das ruas à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (Coomarrin), formada por famílias de baixa renda. De janeiro até maio deste ano, foram entregues 2.326 luminárias, o que representa 5.287 toneladas de material para reciclagem. O projeto beneficia 11 famílias da cidade.

A presidente da Coomarin, Maria Lucy Mendes, destaca que a parceria com a IP Minas é fundamental para melhorar a qualidade de vida das famílias. Parte do valor arrecadado com a doação da reciclagem de luminárias serviu para a cooperativa adquirir uma caminhonete, que é usada no transporte dos materiais.

“Antes,não tínhamos como buscar material para a cooperativa. Esse veículo facilitou muito o nosso trabalho”, diz. Outra conquista festejada pela Coomarin foi a possibilidade de, em dezembro do ano passado, repassar R$ 2 mil a cada família de cooperados.

Para o gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, esta é uma forma de promover o reaproveitamento desse material com descarte correto e, de quebra, exercer função social. “Estamos felizes em participar da melhoria da qualidade de vida e ampliação da renda dessas famílias. Vale destacar que prezamos também pela segurança e o bem-estar dos cooperados. Fizemos doações de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), contendo luva, óculos e capacete. Além disso, enviamos os materiais tóxicos das luminárias de sódio antigas a uma empresa especializada em descontaminação”, ressalta.

O projeto de modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves prevê que, até o final de 2022, a substituição de luminárias será concluída. Todos os mais de 26 mil pontos de iluminação contarão com tecnologia LED. Desde que iniciou os trabalhos na cidade, em dezembro de 2019, a IP Minas já substituiu 10.958 luminárias, o que representa um total de 42% de rede modernizada pela troca das lâmpadas antigas - de vapor de sódio - pelas de LED.

De olho no futuro, quando o processo de modernização estiver concluído, a Coomarin aproveita a ajuda da IP minas para pôr em prática um sonho antigo dos cooperados, que vai trazer renda para as famílias no futuro. Com o dinheiro arrecadado com a venda do alumínio, eles também conseguiram dar início à produção de vassouras ecológicas, feitas com garrafas pet. A partir de agora, a ideia é de ampliar a capacidade de produção para que, num futuro próximo, essa renda contribua para melhorar a vida de cada vez mais famílias.

Nenhum comentário: