Pular para o conteúdo principal

DOAÇÕES DE LUMINÁRIAS TRANSFORMA A VIDA DE 11 FAMÍLIAS DE RIBEIRÃO DAS NEVES

Cooperativa amplia renda com a revenda do alumínio das luminárias retiradas no processo de modernização da iluminação pública da cidade

O projeto de modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves vai muito além de levar economia aos cofres públicos, segurança às ruas da cidade e sustentabilidade ao meio ambiente. As luminárias de alumínio que são substituídas pelas de tecnologia LED recebem destinação correta e social.

A concessionária IP Minas, formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, doa o material retirado das ruas à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (Coomarrin), formada por famílias de baixa renda. De janeiro até maio deste ano, foram entregues 2.326 luminárias, o que representa 5.287 toneladas de material para reciclagem. O projeto beneficia 11 famílias da cidade.

A presidente da Coomarin, Maria Lucy Mendes, destaca que a parceria com a IP Minas é fundamental para melhorar a qualidade de vida das famílias. Parte do valor arrecadado com a doação da reciclagem de luminárias serviu para a cooperativa adquirir uma caminhonete, que é usada no transporte dos materiais.

“Antes,não tínhamos como buscar material para a cooperativa. Esse veículo facilitou muito o nosso trabalho”, diz. Outra conquista festejada pela Coomarin foi a possibilidade de, em dezembro do ano passado, repassar R$ 2 mil a cada família de cooperados.

Para o gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, esta é uma forma de promover o reaproveitamento desse material com descarte correto e, de quebra, exercer função social. “Estamos felizes em participar da melhoria da qualidade de vida e ampliação da renda dessas famílias. Vale destacar que prezamos também pela segurança e o bem-estar dos cooperados. Fizemos doações de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), contendo luva, óculos e capacete. Além disso, enviamos os materiais tóxicos das luminárias de sódio antigas a uma empresa especializada em descontaminação”, ressalta.

O projeto de modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves prevê que, até o final de 2022, a substituição de luminárias será concluída. Todos os mais de 26 mil pontos de iluminação contarão com tecnologia LED. Desde que iniciou os trabalhos na cidade, em dezembro de 2019, a IP Minas já substituiu 10.958 luminárias, o que representa um total de 42% de rede modernizada pela troca das lâmpadas antigas - de vapor de sódio - pelas de LED.

De olho no futuro, quando o processo de modernização estiver concluído, a Coomarin aproveita a ajuda da IP minas para pôr em prática um sonho antigo dos cooperados, que vai trazer renda para as famílias no futuro. Com o dinheiro arrecadado com a venda do alumínio, eles também conseguiram dar início à produção de vassouras ecológicas, feitas com garrafas pet. A partir de agora, a ideia é de ampliar a capacidade de produção para que, num futuro próximo, essa renda contribua para melhorar a vida de cada vez mais famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/