Pular para o conteúdo principal

DOAÇÕES DE LUMINÁRIAS TRANSFORMA A VIDA DE 11 FAMÍLIAS DE RIBEIRÃO DAS NEVES

Cooperativa amplia renda com a revenda do alumínio das luminárias retiradas no processo de modernização da iluminação pública da cidade

O projeto de modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves vai muito além de levar economia aos cofres públicos, segurança às ruas da cidade e sustentabilidade ao meio ambiente. As luminárias de alumínio que são substituídas pelas de tecnologia LED recebem destinação correta e social.

A concessionária IP Minas, formada pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, doa o material retirado das ruas à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (Coomarrin), formada por famílias de baixa renda. De janeiro até maio deste ano, foram entregues 2.326 luminárias, o que representa 5.287 toneladas de material para reciclagem. O projeto beneficia 11 famílias da cidade.

A presidente da Coomarin, Maria Lucy Mendes, destaca que a parceria com a IP Minas é fundamental para melhorar a qualidade de vida das famílias. Parte do valor arrecadado com a doação da reciclagem de luminárias serviu para a cooperativa adquirir uma caminhonete, que é usada no transporte dos materiais.

“Antes,não tínhamos como buscar material para a cooperativa. Esse veículo facilitou muito o nosso trabalho”, diz. Outra conquista festejada pela Coomarin foi a possibilidade de, em dezembro do ano passado, repassar R$ 2 mil a cada família de cooperados.

Para o gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, esta é uma forma de promover o reaproveitamento desse material com descarte correto e, de quebra, exercer função social. “Estamos felizes em participar da melhoria da qualidade de vida e ampliação da renda dessas famílias. Vale destacar que prezamos também pela segurança e o bem-estar dos cooperados. Fizemos doações de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), contendo luva, óculos e capacete. Além disso, enviamos os materiais tóxicos das luminárias de sódio antigas a uma empresa especializada em descontaminação”, ressalta.

O projeto de modernização da iluminação pública de Ribeirão das Neves prevê que, até o final de 2022, a substituição de luminárias será concluída. Todos os mais de 26 mil pontos de iluminação contarão com tecnologia LED. Desde que iniciou os trabalhos na cidade, em dezembro de 2019, a IP Minas já substituiu 10.958 luminárias, o que representa um total de 42% de rede modernizada pela troca das lâmpadas antigas - de vapor de sódio - pelas de LED.

De olho no futuro, quando o processo de modernização estiver concluído, a Coomarin aproveita a ajuda da IP minas para pôr em prática um sonho antigo dos cooperados, que vai trazer renda para as famílias no futuro. Com o dinheiro arrecadado com a venda do alumínio, eles também conseguiram dar início à produção de vassouras ecológicas, feitas com garrafas pet. A partir de agora, a ideia é de ampliar a capacidade de produção para que, num futuro próximo, essa renda contribua para melhorar a vida de cada vez mais famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.