Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL DE CAMPANHA DE VARGINHA COMPLETA 1 ANO DE ATENDIMENTO


O Hospital de Campanha de Varginha, no Sul de Minas, completa nesta quarta-feira, 30 de junho, um ano de funcionamento e a estrutura “não deixa nada a desejar para os melhores CTI´s, para as melhores manobras, para os melhores protocolos existentes no enfrentamento à Covid-19”, garante o superintendente do Gabinete Especial de Enfrentamento à Covid-19, médico infectologista Luiz Carlos Coelho. 

Ele afirma que “nenhum insumo, nenhum medicamento, nenhum recurso técnico deixa de se proporcionar aos pacientes e isso nos deixa de consciência tranquila, se algum dia precisarmos estar aqui, pois todos estamos sujeitos a isso, nós vamos ser atendidos com a excelência que a população merece”.

A declaração foi dada na cerimônia, às 10h desta quarta, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), instituição onde está montado o Hospital de Campanha do Município de Varginha. Participaram autoridades e convidados. Os depoimentos ressaltaram a importância deste hospital no enfrentamento a pandemia.

Início
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde anteviu a necessidade de ampliação de atendimento e em março de 2020 Varginha já tinha um plano de contingência para o enfrentamento da Covid que sinalizava para cenários ruins. Inicialmente, a Prefeitura habilitou 8 leitos de CTI e 20 de enfermaria com perspectiva de possibilidade de ampliação o que acabou acontecendo diante de um cenário epidemiológico desconfortável chegando aos atuais 20 leitos de CTI e 30 de enfermaria à disposição do SUS e cadastrados no SUS Fácil que vem atendendo toda a região, porque são leitos contingenciados.

O diretor do Campus da UNIFAL-MG, Paulo Roberto Rodrigues de Souza reforçou a parceria em prol da saúde da população em um momento crítico e enalteceu a necessidade da união de esforços.

Reflexão
Em seu pronunciamento o prefeito de Varginha, Vérdi Melo disse que o momento é de reflexão pautada especialmente pelo agradecimento e para chamar a presença de Deus para a tomada de decisões. Vérdi lembrou de “momentos difíceis quando Varginha precisava comprar equipamentos importados, com pagamento antecipado de um valor considerável; se não comprássemos perderíamos vidas e se comprássemos correríamos o risco de não receber os respiradores; confesso que não dormi por muitas noites, enfrentamos a situação e tudo deu certo”.

O prefeito disse “somos filmados, questionados, cobrados 24h; vivemos um 'Big Brother', mas estamos aqui para trabalhar pela população”. Vérdi revelou que acompanha diariamente os números da UPA e do Hospital de Campanha. “Gostaríamos que não tivéssemos óbitos, mas infelizmente perdemos pessoas queridas”. 

Ele agradeceu a todos que auxiliam no enfrentamento e registrou a participação do atual superintendente do Gabinete Especial de Enfrentamento à Covid, Luiz Carlos Coelho, que até dias atrás conduzia a Secretaria Municipal de Saúde, sempre dando credibilidade às ações nessa pandemia

Por outro lado, o médico Luiz Carlos também agradeceu ao prefeito Vérdi “que desde o primeiro momento soube ouvir e dar todo suporte para que o município investisse para enfrentar a pandemia, e em dois meses Varginha montou um hospital de 50 leitos com todos os equipamentos do check list exigidos pela Vigilância Sanitária Estadual para o atendimento à população. “Houve decência”, concluiu o médico.


Acompanharam a cerimônia os secretários municipais de Governo, Honorinho Ottoni; da Educação, Gleicione de Souza; da Agricultura Marcos Batista; do Meio Ambiente, Joadyslon Barra Ferreira; do procurador-geral do Município, Evandro Santos; da diretora do Hospital de Campanha, Lidiane Pereira da Silva; da diretora da UPA Pamela Cândido; do vice-reitor da UNIFAL-MG, Alessandro Antonio Costa Pereira e do subcomandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, major Alexandre Milhomem Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...