Pular para o conteúdo principal

INATEL E TAGGEN DESENVOLVEM PROJETO PIONEIRO NA AMÉRICA LATINA PARA LOCALIZAÇÃO DE ALTA PRECISÃO COM BAIXO CUSTO


Em nova parceria, a Taggen, especializada em soluções para Internet das Coisas, se aliou ao Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, para o desenvolvimento de um produto pioneiro na América Latina: a nova geração do TaggenBeacon na versão BLE 5.1. 

A inovação prevê elevar em até oito vezes a capacidade de identificação e localização das “coisas” com precisão de submetro, além de efetuar conexões via Bluetooth, Wi-Fi, 4G LTE, NBIoT e 5G. Para a introdução dessa nova geração do dispositivo, a parceria está recebendo recursos não-reembolsáveis da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII). A parceria com o Inatel inclui o desenvolvimento do novo TaggenGateway.
 
Juntos os produtos ampliam as possibilidades de aplicações em várias verticais, entre elas: indústria automobilística, logística, varejo, óleo e gás, saúde, agronegócio e cidades inteligentes. Por meio da instalação no beacon de um conjunto de sensores, é possível detectar e mensurar luminosidade, temperatura, pressão, acelerômetro, entre outros parâmetros.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel Competence Center, Sandro Duarte Azevedo, o Beacon BLE 5.1 é apenas o primeiro projeto desta parceria. “A Taggen é uma startup com forte desejo de inovação e encontrou no Inatel um parceiro tecnológico para ajudá-la no desenvolvimento de soluções para os diversos segmentos em que pretende atuar com o seu portfólio de dispositivos diferenciados”, afirma.

Beacons para o 5G
Sobre os resultados esperados desse primeiro desafio da parceria, o CEO da Taggen, Werter Padilha, destaca que o novo combo tecnológico já estará preparado para o 5G. “Essa nova geração tecnológica dos beacons foi criada com uma série de características extremamente inovadoras, visando atender as mais recentes demandas de rastreabilidade como, por exemplo, a avaliação do distanciamento entre pessoas e objetos, detecção de “man down” e sensoriamento de ambientes”, explica Werter Padilha.

A Taggen é uma referência no segmento de beacons, um pequeno dispositivo, que emite um sinal intermitente e pode ser detectado com exatidão por um smartphone com tecnologia BLE (Bluetooth). “A nova geração aumentará os segmentos atendidos, como hospitais e agronegócio, proporcionando precisão altamente confiável para o rastreamento, com baixo consumo de energia e custo reduzido para aquisição”, informa o gerente comercial da Taggen, Sergio Passaretti.

Geolocalização mais precisa e confiável
O Especialista em Soluções do Inatel Competence Center, Lucas Jun Sakai, que integra o time de pesquisa e desenvolvimento, ressalta que o projeto reafirma o compromisso da instituição em atender as necessidades da sociedade. “Uma das demandas atuais para geolocalização confiável é o gerenciamento do distanciamento social, dentro de empresas e outros locais, para o combate ao Covid-19. E uma das premissas deste projeto com a Taggen é apresentar um produto competitivo para que a utilização seja ampla e acessível”, destaca o engenheiro.

Para o Coordenador de Projetos de Engenharia do Inatel, Francisco Martins Portelinha Junior, a parceria para o desenvolvimento de um produto pioneiro na América Latina “reforça o compromisso do Inatel em propor e desenvolver soluções inovadoras para o mercado nacional e internacional”, pontua. Dessa forma, a inovação proposta pelo projeto com a Taggen chega em um momento de alta demanda de setores essenciais como a saúde, o agronegócio e a indústria, com destaque para este último, que já utiliza soluções de localização indoor rumo aos avanços necessários para a Indústria 4.0.

O CEO da Taggen informa que vários Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) foram pesquisados para a condução do projeto. “É preciso ressaltar que o Inatel tem desempenhado um papel relevante no ambiente de inovação. A capacidade técnica e excelência de conhecimento de sua equipe pesou na nossa escolha. O Instituto foi muito bem recomendado por alguns dos nossos parceiros estratégicos e comerciais”, finaliza Padilha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...