Pular para o conteúdo principal

SEGURANÇA DO TRABALHO AINDA É VISTA COMO CUSTO NO BRASIL, APONTA ESPECIALISTA

País é o 2º país do G20 com maior índice de acidentes de trabalho, indica órgão internacional

Um número alarmante para trabalhadores e empregadores. O Brasil registrou mais de 500 mil notificações de acidentes do trabalho em 2019, 3% delas resultaram em óbito. Os dados são do Anuário Estatístico de Previdência Social, elaborado pela Secretaria de Previdência Social. O documento também mostra que o número de trabalhadores incapacitados permanentemente em decorrência de acidente ocupacional chegou quase aos 20 mil.

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o país fica atrás apenas do México entre os países do G20 com piores índices de segurança do trabalho.

“A legislação existe pra oferecer o mínimo de orientação com relação a como as empresas devem entender a segurança do trabalho, mas são necessárias outras ações, principalmente de caráter prevencionista. É preciso ter a noção da segurança como investimento, como uma área em que, quanto maior o investimento, maior o retorno positivo em saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador. Com isso necessariamente se consegue um produto melhor e com maior valor agregado”, avalia o docente do Senac em Segurança do Trabalho, Ivo Almeida.

Na visão do especialista, enxergar a segurança como apenas mais um custo é um dos principais fatores que fazem com que o Brasil esteja tão alto neste ranking. Ele ainda alerta para a grande subnotificação dos acidentes laborais no país e a não inclusão dos trabalhadores informais nesse tipo de estatística.

Segurança representa grande potencial desperdiçado
A presença de um técnico de segurança do trabalho nas empresas é uma obrigatoriedade prevista em lei, com requisitos para cada atividade e número de funcionários, mas o docente Ivo Almeida avalia que as empresas precisam ter mais cuidado para a composição do SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

“É preciso olhar para os acidentes de trabalho em nível estratégico, operacional e educacional. A atuação do Técnico em Segurança do Trabalho é abrangente e passa desde as técnicas de prevenção para evitar os acidentes e doenças, interpretação e consolidação das normas e leis da área, elaboração de relatórios, tratamento estatístico dos dados e execução de treinamentos e palestras. É um potencial enorme e que acaba sendo deixado de lado por muitas empresas”, comenta o especialista.

A economia com investimentos em segurança mostra que essa maneira de compreender a área tem dado resultado contrário. Desde 2012, foram mais de 423 milhões de dias de trabalho perdidos e R$ 95 bilhões gastos com afastamentos acidentários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo a instituição.

Pandemia é fator relevante para o futuro
Desde o início do surto de Covid-19 as empresas tiveram que redobrar sua atenção com segurança, já que, além das atividades normais para a área, também se fez necessário instaurar normas para prevenção do contágio do vírus, além dos afastamentos causados pela doença. Para o especialista Ivo Almeida, isso fez com que a área ganhasse mais estruturação e atenção entre os negócios.

“Com a pandemia, foram necessários alguns ajustes em segurança, principalmente no primeiro momento, que demandou muitos treinamentos e atualizações. Mas temos visto no dia a dia das empresas um crescimento da valorização desse profissional e suas atividades. Quando olhamos para o empreendedorismo, podemos perceber um crescimento semelhante, com destaque para os negócios focados em consultoria e assessoramento em segurança e saúde, bem como a distribuição e venda de Equipamentos de Proteção Individual, o EPI”, finaliza.

Técnico em Segurança do Trabalho: atuação abrangente
Para quem deseja ingressar na área, o curso do Senac de Técnico em Segurança do Trabalho é uma alternativa com um grande leque de opções de atuação após a formação. O profissional está presente em áreas como indústria, construção civil, na mineração, na logística, em hospitais, na agroindústria e no varejo, dentre outras.

Com duração de 19 meses, o curso capacita o aluno a ser o profissional responsável por analisar e avaliar o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais e adotando, assim, medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho, para eliminar os possíveis riscos que possam prejudicar a integridade física e mental do trabalhador.

As matrículas estão abertas e podem ser feitas diretamente na unidade mais próxima, presencialmente ou pela Central de Atendimento. É necessário verificar se as aulas serão realizadas de forma remota no momento da matrícula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho