Pular para o conteúdo principal

SEBRAE MINAS LANÇA OLIMPÍADA EMPREENDEDORA 2021

Palestra de abertura será transmitida on-line no dia 12 de agosto. Programa é aberto a educadores de todo o estado

O Sebrae Minas lança, no dia 12 de agosto, a Olimpíada Empreendedora 2021. A abertura do evento terá a palestra “Olimpíada Empreendedora: O que você quer aprender hoje?”, que será transmitida pelo Youtube, a partir das 18h. O programa, que chega à sua segunda edição em 2021, é destinado a professores, coordenadores, supervisores e diretores de escolas públicas de Minas Gerais. As inscrições para a palestra de abertura devem ser feitas pelo Sympla.

A Olimpíada Empreendedora 2021 tem o objetivo de estimular projetos e ideias criativas capazes de transformar conhecimentos em habilidades para resolver problemas reais da comunidade escolar. O programa, 100% on-line e gratuito, contempla duas fases: Jornada de Aprendizagem e o Desafio Final.

“A Olimpíada Empreendedora visa estimular a aprendizagem criativa e criar uma comunidade de educadores baseada na troca de conhecimentos e experiências. Estamos vivendo um momento desafiador, de constantes mudanças e incertezas, por isso essa conexão é fundamental para desenvolver os processos criativos e abrir a mente para outros jeitos de ser e fazer”, destaca o analista do Sebrae Minas, Wendell Rodrigues.

O programa irá estimular os educadores a vivenciarem experiências em três eixos de pensamento: Cultura de Aprendizagem, Cultura Empreendedora e Cultura de Inovação. Ao final do programa, no desafio, os educadores irão montar equipes com estudantes para empreender soluções para desafios reais enfrentados no contexto escolar, mediante o uso de tecnologias digitais. “O objetivo é que eles se reconheçam como agentes protagonistas de mudanças, capazes de transformar a realidade ao redor”, ressalta Wendell.

O desafio final contempla quatro fases. Na primeira fase, os educadores irão passar por formações on-line de ideação, prototipagem e pitch. Na segunda fase, eles irão receber mentorias e acompanhamento de um tutor do Sebrae Minas para desenvolvimento dos projetos. Em seguida, haverá a etapa regional, em que serão selecionados três projetos de cada segmento de ensino (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio), em cada uma das regionais.

Por fim, será realizada a etapa estadual, em que serão avaliados os projetos vencedores da etapa regional. As três melhores equipes, que tiverem maior pontuação, em cada segmento de ensino, serão premiadas.

Olimpíada Empreendedora 2020
Em 2020, na sua primeira edição, a Olimpíada Empreendedora gerou impacto em 729 escolas do estado, e envolveu 903 estudantes, que participaram do desafio. “Criamos uma grande comunidade de educadores em 2020 e, neste ano, vamos envolver ainda mais educadores de todo o estado, que queiram desenvolver o mindset empreendedor e criativo”, ressalta o analista.

Serviço
Abertura da Olimpíada Empreendedora 2021
Palestra:
Olimpíada Empreendedora: O que você quer aprender hoje?
Dia 12 de agosto, a partir das 18h
Transmissão pelo Youtube
Inscrições: https://www.sympla.com.br/olimpiada-empreendedora-o-que-voce-quer-aprender-hoje__1301311

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.